Institucional

Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)-2019

Essa SMAM-2019 traz como tema a importância da rede de apoio, da equidae de gênros para que a amamentação tenha sicesso.

A WABA (traduzido):
EMPODERAR MÃES E PAIS. FACILITAR A AMAMENTAÇÃO. HOJE E PARA O FUTURO

Vou repassar aqui a minha agenda de atividades durante o mês de julho e agosto, tanto para poder encontrar vocês em algumas delas, quanto para que os meus pacientes e seguidores das redes sociais entendam um pouco do meu afastamento dessas atividades durante esse período. 

Vai em ordem de data.

31/07 - São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde

No dia 31 de julho, segunda-feira, abrindo a SMAM-2017 na cidade de são Paulo, teremos a cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento materno e Agosto Dourado do Estado de São Paulo, na Secretaria de Estado da Saúde, na Av. Dr. Arnaldo, 351, das 9:00 às 12:30 horas.

Trabalhar juntos para o bem comum.

Na programação, a abertura prevista para 9 horas com a participação de autoridades, do dr. Cláudio barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Eu vou fazer a palestra de abertura da atividade às 9:30 - Proteger a amamentação: construindo alianças, sem conflitos de interesse.

Também teremos uma apresentação da Dra. Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do Banco de leite do Hospital Leonor Mendes de Barros e do Centro de Referência de Banco de Leite Humano

 

01/08 - São Paulo - Casa Curumim

A Casa Curumim é um centro de referência multiprofissional especializada em aleitamento materno de São Paulo, com atendimento integral à família, que promove anualmente em comemoração da SMAM - Semana Mundial de Aleitamento, uma série de atividades voltadas inclusive para sua equipe de profissionais.

Com muita honra, fui convidado a participar como palestrante do “Encontro de Profissionais”, ministrando o tema: Aleitamento Materno: do sonho a prática, no dia 01/08/2017 às 20:00 horas.

A Casa Curumim está , localizada na Rua Pereira Leite, 513 - Sumarezinho.

01/08 - São Paulo - Santa Casa de Misericórdia

Muitio feliz em voltar à Santa Casa (onde fiz minha residência médica, entrte 1982 e 1984). Ainda mais para comemorar a Semana Mundial de Amamentação de 2.019

A programação será ampla:

13:00 hs – A alimentação durante a Amamentação Palestrante: Nutricionista Natane Vieira de Souza
13:30 hs – Aleitamento materno e a microbiota intestinal Palestrante: Profa. Dra. Carla Taddei de Castro Neves
14:00 hs – Dificuldades durante a amamentação Palestrante: Enfermeira Claudia Tavares de Melo
14:30 hs – Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação – hoje e para o futuro! Palestrante: Prof. Dr. Moisés Chencinski

 

03/08 - Porto Alegre - IX Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação

O IX Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e IV Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil 2017 serão realizados no dia 3, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, no Ministério Público Estadual, localizado à avenida  Aureliano de Figueiredo Pinto, Nº 80, Porto Alegre.

A programação é ampla e o tema desse ano será: "ALEITAMENTO MATERNO: TRABALHAR JUNTOS PARA O BEM COMUM".

Farei a conferência de abertura do evento (às 9:00): Aleitamento Materno- um sonho que se sonha junto.

02/08 - São Paulo - SESC - É MAMÍFERO QUE FALA NÉ?

Em 2019, tive a oportunidade de lançar um livro para crianças (e adultos) a respeito de aleitamento materno, junto com a Vanessa de Abreu e ilustrações de Helena Cortez.

Através da contação de histórias, leitura, buscamos reunir a família em um hábito saudável que tem sido deixado de lado. 

A temática nos remete ao fato de sermos mamíferos tamebém. 

E teremos essa 1ª atividade a respeito do ivro (serão 3 em agosro), no SESC-Paulista, de um jeito muito especial:

A atividade, que faz parte da programação DO PEITO AO PRATOcomeça com uma apresentação do espetáculo musical  “É Mamífero que fala, né?”, criado a partir do livro e que incentiva o aleitamento materno, a partir das 17 horas. 

Ao final da apresentação, haverá bate-papo com as mães. 

 

 

03/08 - São Paulo - Café da Manhã com Professor - SPSP

No sábado, dia 3 de agosto, teremos um Café da Manhã com Professor, na Sociedade de Pediatria de São Paulo, em celebração à Semana Mundial e Aleitamento Materno.

A programação está bem interessante e a procura pela aula tem sido interessante. O tema geral será: Aleitamento Materno na Prática Clínica.

09h00 – 11h15 Mesa Redonda Aleitamento materno na prática clínica
Coordenador: Dr. Moises Chencinski
09h00 – 09h30 O bebê que chora muito
Dra. Keiko M. Teruya
09h30 – 10h00 O bebê que não ganha peso
Dra. Virginia S. Quintal
10h00 – 10h15 Intervalo
10h15 – 10h45 O bebê em situações especiais
Dra. Mônica A. Pessoto
10h45 – 11h15 A volta ao trabalho
Dra. Rosângela G. dos Santos
11h15 – 12h00 Colóquio: Aleitamento Materno na Prática Clínica

Local: Auditório da Sede da SPSP – Rua Maria Figueiredo 595 – 10º And. – São Paulo – SP

03/08 - São Paulo - Congresso ABRANMI

Nos dias 2 e 3 de agosto, acontece em São Paulo, o Hortel Masoud, o 1º Congresso Internacional de Nutrição Materno Infantil.

Fui convidado para proferir uma palestra no dia 03/08 - às 14:00 hs , com o tema: "Novos" desafios para o Aleitamento Materno
no século XXI.

Que esse seja o primeiro de muitos Congressos como esse, com uma abordagem ampla, geral e irrestrita.