Palavra de Especialista > Nutrição > Janice Chencinski

VOLTAR

Vitamina D

Especialista:

Dados do profissional

Quem é a vitamina D? 
Nome: Colecalciferol.
A vitamina D é considerada um hormônio derivado do colesterol.
A Vitamina D2 é a forma inativa sendo a D3 a forma ativa desta vitamina no organismo. 
Sintetiza-se a vitamina D3 na pele quando exposta aos raios solares ultravioleta sendo este o principal mecanismo pelo qual a adquirimos. Esta produção pode ser afetada pela pigmentação da pele, uso de protetor solar e tempo/horário de exposição ao sol. 

Pra que serve a vitamina D? 
A principal ação da vitamina D é a de aumentar a absorção dos minerais cálcio e fósforo da alimentação para a adequada formação e/ou manutenção dos ossos. Estudos atuais têm atribuído à vitamina D outras ações não relacionadas ao metabolismo mineral.

Onde encontramos a vitamina D? 
A vitamina D2 é encontrada principalmente em fígado e peixes de água salgada, neste caso a sua absorção se dá no intestino.
Nos EUA, todo o leite é fortificado com vitamina D, considerando-se este alimento e seus derivados como fonte desta vitamina. Aqui no Brasil esta fortificação não é obrigatória, ocorrendo somente, em alguns leites especiais. Portanto, por não possuirmos muitas fontes alimentares naturais ou fortificadas de vitamina D, é necessária a suplementação farmacológica em alguns casos (principalmente lactentes), quando não há a adequada exposição à luz solar.
Por sermos um país tropical onde existem muitos dias ensolarados pensávamos que a deficiência desta vitamina não era muito frequente na população adulta. Porém, devido às mudanças do estilo de vida no último século, com redução importante nos períodos de exposição solar, a deficiência desta vitamina tem sido observada com frequência. Esta realidade trouxe consequências para a saúde de nossa população, especialmente entre os idosos.

Quais as consequências da falta de vitamina D? 
A deficiência de vitamina D pode causar o raquitismo e a osteomalácia, ambos problemas de mineralização inadequada dos ossos durante e após a fase de crescimento, respectivamente. Além do seu papel no esqueleto acredita-se que a vitamina D tenha efeitos nas células do sistema imunológico o que tem gerado muitos estudos científicos nos dias atuais.

O que pode provocar no organismo o excesso de vitamina D?
A vitamina D, por ser uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gordura), é armazenada no fígado, nos depósitos de gordura corporale não pode ser ingerida sem supervisão profissional.
A ingestão em excesso da vitamina D pode provocar perda de apetite, fraqueza, dor de cabeça, fadiga, fragilidade óssea, irritabilidade, apatia, comprometimento do crescimento ósseo normal nas crianças, cálculos nos rins (aumento das concentrações de cálcio e fósforo), dano renal irreversível, calcificação de tecidos moles (vasos sanguíneos, rins, coração, pulmão) e, em situações extremas, até a morte.