Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Lia Cid de Figueiredo Silva

VOLTAR

Cáries de mamadeira

Especialista:

Dados do profissional

O que é cárie de mamadeira? 
É a forma mais comum de cárie rampante, que evolui de forma aguda, podendo destruir toda a dentição em curto espaço de tempo, causando dor e desconforto para o bebê. É associada a hábitos de dormir mamando leite ou qualquer outra solução rica em açúcares, tais como xaropes, mel, sucos de frutas e/ou chás adoçados. 

Quais são as causas desta doença? 
Ela ocorre na presença de 3 fatores predisponentes em determinado momento da vida de uma criança: 
- ausência de higiene bucal adequada; 
- permanência por tempo demasiado de líquidos fermentáveis na boca da criança; 
- alta freqüência de ingestão de líquidos fermentáveis ao longo do dia, entre as refeições principais e até mesmo no período da noite; 
A cárie de mamadeira também pode estar associada a hábitos introduzidos pela mãe, tais como o uso de chupetas adoçadas com mel, açúcar ou xaropes e de mamadeira por tempo prolongado. A associação dos fatores citados acima, somada à natural redução do fluxo salivar que ocorre no período da noite, ocasiona uma estagnação de carboidratos sobre os dentes, o que é extremamente prejudicial ao esmalte. Crianças com este tipo de cárie têm, com freqüência, uma dieta não balanceada, contendo grande quantidade de açúcar, o que predispõe à colonização precoce pelas bactérias responsáveis pela doença. 

Quais são os sinais indicativos da cárie de mamadeira? 
As cáries se manifestam, inicialmente, como manchas brancas nas superfícies externas dos dentes incisivos superiores, perto da gengiva. Se o processo não for interrompido, as lesões evoluem para a cavidade, atacando os outros dentes. 

Qual é o tratamento para a cárie de mamadeira? 
A conduta clínica de cada caso dependerá da extensão das lesões, da idade e do comportamento da criança, assim como da cooperação dos pais. É necessário parar a doença para depois tratá-la. O tratamento consta da orientação dos pais quanto à dieta e eliminação da mamadeira noturna, instruções de higiene bucal, aplicações tópicas profissionais de flúor, uso de soluções e dentifrícios fluoretados e eliminação dos focos de infecção e dor com tratamento clínico adequado.