Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Lúcia Sampaio Incane

VOLTAR

Bruxismo

Especialista:

Dados do profissional

O que é bruxismo? 
É um hábito de ranger ou apertar os dentes. 

Quais as conseqüências? 
O bruxismo pode levar ao desgaste dentário, violento ou não, fratura dentária, retração gengival, reabsorção óssea ao redor dos dentes, má oclusão (encaixe incorreto dos dentes), trauma oclusal (algum dente morder antes do que os outros), dores na articulação, dores na musculatura do pescoço, ombro e têmporas e até dores de cabeça. Algumas pessoas não apresentam sintoma nenhum. 

É comum ocorrer? 
Sim, alguns estudos sugerem que 80% dos adultos e 90% das crianças tem ou já tiveram bruxismo. 

Por que as pessoas tem bruxismo? 
Primeiro porque têm dentes. Muitas vezes o bruxismo está associado a fatores psicológicos como tensão emocional, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, frustrações e estresse, podendo ocorrer todas as noites ou não, como também em algumas circunstâncias até durante o dia. 

Como se trata o bruxismo? 
Geralmente, em crianças, o tratamento da mordida com aparelhos já resolve o problema. O tipo de aparelho usado não é uma escolha do paciente, cada tipo de aparelho tem sua função específica. 
Em adultos, normalmente o tratamento dos sintomas é feito com placas (aparelhos) acrílicos ou às vezes até de silicone. Um tratamento corretivo é executado por um ortodontista habilitado em articulações e, geralmente após alguns exames radiográficos e algumas avaliações clínicas, é feito com placas, fisioterapia articular e posterior correção com aparelhos fixos ou móveis. A resolução dos problemas emocionais também deve ser levada em consideração.