Palavra de Especialista > Otorrinolaringologia > Dr. Paulo Fernando Malheiros

VOLTAR

Ronco

Especialista:

Dados do profissional

O que é o ronco (como se alguém não soubesse)?
Ronco é o som emitido pela via respiratória alta, decorrente da vibração dos tecidos moles existentes na orofaringe, principalmente do palato posterior ou palato mole e língua.

Todo ronco é sinal de problema?
O ronco de intensidade leve é de ocorrência normal, especialmente quando estamos mais cansados, por relaxamento dos músculos da boca e garganta.

Então que tipo de ronco pode ser problemático?
O ronco de intensidade moderada a severa necessita ser investigado, não somente pelo problema social do incômodo sonoro causado, como também em benefício da saúde daquele que o produz.

O que é apnéia de sono?
A apnéia do sono (paradas respiratórias) é de ocorrência freqüente, associada ao ronco moderado e severo. São interrupções da respiração normal, que podem ter duração de vários segundos, levando à fragmentação do sono. Quando se atinge uma fase mais relaxante do sono, ocorre uma parada na respiração por bloqueio da via respiratória pelos tecidos moles da orofaringe. O sono é superficializado ou ocorre o despertar consciente, com sensação de sufocamento.

O que acontece com quem tem apnéias de sono freqüentes?
Esta fragmentação do sono implica em sonolência diurna, diminuição da concentração para as tarefas habituais, alterações de humor.

Qual a principal causa do ronco e da apnéia do sono?
A principal causa do ronco e da apnéia é a obstrutiva e pode estar localizada na cavidade nasal (rinites, desvio do septo do nariz, aumento dos cornetos nasais, pólipos...), na nasofaringe (aumento da adenóide, tumores...) ou orofaringe (aumento das amígdalas palatinas ou linguais, deformidades do palato mole...).

E como saber que conduta tomar frente ao ronco e à apnéia?
A causa obstrutiva deve ser identificada por médico otorrinolaringologista por exame clínico, radiológico, nasofibroscopia, polissonografia e tratada clínica ou cirurgicamente quando necessário, para melhora da permeabilidade aérea da via respiratória.