Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Aleitamento materno no Girassol

Do site do Instituto Girassol

O Instituto Girassol agora terá um espaço reservado para falar sobre aleitamento materno. O Dr. Moisés Chencinski estará conosco nesse tópico. Leia e divulgue. Departamento Científico do Instituto Girassol.

27/01/2015

Acompanhando os últimos 35 anos da evolução da Medicina (sou formado em 1979), não é difícil observar mudanças relativas às questões de saúde nas crianças.

Saímos da posição de país de desnutridos para uma situação de transição nutricional, com tendências ao sobrepeso e à obesidade, por uma alimentação inadequada e mais sedentarismo.

Esse panorama nos transporta para uma fase de grande aumento das Doenças Crônicas Epidêmicas Não Transmissíveis (obesidade, hipertensão, dislipidemias).

Estudos mais recentes mostram a interação entre a alimentação e os genes, podendo promover a saúde (programming) ou as doenças, tanto através da influência da dieta na manifestação dos genes (NUTROGENÔMICA), quanto na forma que a constituição genética pode afetar a resposta do indivíduo à sua dieta (NUTROGENÉTICA). Isso sem contar como podemos ter mudanças na atividade de um gene, sem mexer na sua estrutura (EPIGENÉTICA).

A avaliação dessas interações pode justificar, em partes, a tendência de aumento na incidência de reações adversas alimentares (APLV, glúten, ovo, lactose entre outros) que temos observado nas últimas décadas.

O Instituto Girassol, desde 2005, vem trabalhando no sentido da informação, sensibilização e orientação a respeito dessas tendências. Tanto através do seu site, como pelas informações de sua página no facebook, pelos Simpósios, cada vez mais concorridos, suas publicações (artigos, notícias e até livros de receitas para pessoas com alergias alimentares), a ONG Instituto Girassol busca promover a divulgação das informações sobre “o acesso à terapia nutricional de qualidade, por meio da defesa dos seus direitos, da pesquisa, da capacitação técnica e da disseminação de conhecimentos, sendo crianças, adultos e idosos de todo Brasil.”

Quando pensamos nessa situação, não há como não focarmos cada vez mais na prevenção, menos trabalhosa, mais eficaz e mais duradoura. Os primeiros mil dias representam uma realidade a ser, a cada dia, mais estudada, divulgada e estimulada, começando pela nutrição da gestante, adequada em sua composição (calorias, gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais) para favorecer a boa evolução e diminuição de riscos do bebê em formação.

E, após o parto, o estímulo amplo, total e irrestrito ao aleitamento materno, conforme recomendação da OMS, do Ministério da Saúde, da SBP desde a primeira hora de vida (na sala de parto), exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais, dá a continuidade natural dessa proposta.

Em 2015, o Instituto Girassol completa 10 anos de atividades. E quem ganha um imenso presente sou eu. Rs. A partir de fevereiro, material referente a aleitamento materno será publicado no site. Artigos referentes ao tema, notícias e atualizações sobre o assunto farão parte dessa estratégia.

Agradecendo a confiança, arregaçando as mangas, vamos iniciar essa nova vertente de informação sobre saúde. Espero contar com todos vocês nesse caminho. Obrigado.

Dr. Moises Chencinski
CRM.: 36.349

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545