Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Aleitamento Materno e otite média aguda na infância – revisão sistemática e metanálise

Do site do Instituto Girassol

17/08/2015

Essa revisão avaliou 24 estudos (PubMed, CINAHL e EMBASE) dos Estados Unidos e Europa, para avaliar o nível de proteção conferido pelo aleitamento materno na incidência de otites na infância.

Para tanto, foram comparadas as situações de aleitamento materno exclusivo (AME) até os 6 meses, qualquer tempo de aleitamento menor do que 6 meses e nenhum aleitamento.

As conclusões apontaram para a evidência significativa de qualquer tipo de aleitamento nos quadros de otite média aguda (OMA), até os 2 anos de idade, mas com um índice maior de proteção para AME e para aleitamento de longa duração.

AME até o 6º mês esteve associado a uma redução e 43% no aparecimento de qualquer caso de otite até 2 anos de idade. Após os 2 anos, não há evidência de que o AM proteja conta a OMA, embora haja poucos estudos nesse período e de evidências de baixa qualidade.

Comentário: Essa revisão comprova a proteção imunológica “dose-dependente” conferida pelo aleitamento materno no que diz respeito às otites médias agudas, no período de sua maior prevalência na infância (até 2 anos de idade). Segundo alguns estudos, 80% das crianças apresentam pelo menos um episódio de OMA até 2 anos, com pico de prevalência máxima entre os 6 e 36 meses. Outros autores  referem que aproximadamente 2/3 de todas as crianças de um ano de idade terão tido 1 episódio de otite média aguda (OMA); e que o principal pico de incidência de OMA é entre 6 e 11 meses de idade.

Além desse dado, uma dúvida muito comum entre as mães e profissionais de saúde diz respeito à posição deitada para amamentar como causador de quadros de OMA. 

Essa é uma das posições recomendadas pela FIOCRUZ / Rede BLH:
- A mãe escolhe a posição para dar de mamar: A mãe pode ficar DEITADA, SENTADA ou EM PÉ. Se a mãe der de mamar DEITADA (fi guras 9): A mãe deve deitar-se de lado, apoiando sua cabeça e costas em travesseiros para fi car mais à vontade. Com um braço, a mãe apoia o pescoço e o tronco do bebê, ajudando a aproximar o corpo do bebê ao seu corpo, e com a outra mão aproxima a boca do bebê do bico do peito. Ele próprio vai procurar o bico.

A UNICEF também destaca a posição como uma das suas recomendadas.
- O Amamentar deitada pode ser muito confortável. É especialmente bom para as mamadas nocturnas, pois pode descansar enquanto o seu bébé se alimenta. Procure manter-se bem plana, com uma almofada debaixo da sua cabeça e o seu ombro repousado na cama. Deite-se bem sobre o lado. Uma almofada suportando-lhe as costas e outra entre as pernas, podem ajudar. (Uma vez que o bébé esteja a mamar bem, será capaz de o alimentar confortavelmente em qualquer local, sem necessitar almofadas.)

Pela dinâmica e fisiologia da mamada, a posição deitada é uma das recomendadas para o AM, inclusive pelo conforto nas mamadas noturnas, porém deve ser evitada quando a criança recebe leite através de mamadeira quando, aí sim, há o risco aumentado de otites.

Publicação: Wiley Online Library
Referência: Bowatte, G., Tham, R., Allen, K. J., Tan, D. J., Lau, M., Dai, X., & Lodge, C. J. (2015). Breastfeeding and childhood acute otitis media: a systematic review and meta‐analysis. Acta Paediatrica.

DOI: http://dx.doi.org/10.1111/apa.13151

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545