Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Aleitamento materno exclusivo prolongado relacionado com redução de inflamação intestinal em crianças

Do site do Instituto Girassol - Profissionais

14/12/2015

Esse estudo parte dos fatos que o desenvolvimento intestinal é amplamente influenciado pela nutrição precoce, sendo que a imunidade da criança é estimulada pela exposição a antígenos que mediam a inflamação intestinal.
Pela primeira vez foi feito um estudo analisando marcadores de inflamação intestinal em crianças e sua relação com aleitamento materno exclusivo (AME). Foram avaliadas 24 crianças negras da África do Sul em diferentes taxas de aleitamento materno (AM).

Os autores concluíram que uma percentagem maior de ingesta de leite materno está associada a um nível significativamente mais baixo de inflamação intestinal, sendo esse, mais um argumento para o apoio ao aleitamento materno na infância.

Comentário:

Em nossa observação, o diagnóstico mais frequente de alergia à proteína do leite de vaca (APLV) pode ser devido à primeira vez que esse lactente tem contato precoce com as proteínas de origem animal, ainda na maternidade, infelizmente, na maioria das vezes, de forma inadequada e desnecessária

Estudos mostram que a permeabilidade intestinal até os 5 dias de vida ainda é grande e, que o trato gastrointestinal amadurece e cresce rapidamente após o parto, mas leva algumas semanas para que as junções da mucosa gastrointestinal amadureçam e se fechem completamente, protegendo contra a passagem de patógenos e proteínas grandes. Essa permeabilidade diminui mais rapidamente em crianças amamentadas do que nas que recebem fórmulas infantis.

Outro estudo relacionado a prematuros concluiu que sua permeabilidade intestinal é significativamente mais reduzida nos que receberam leite materno do que nos que receberam fórmula infantil no primeiro mês de vida.
O aleitamento materno exclusivo, dessa forma, favorece o amadurecimento do intestino, mantendo a microflora normal, protegendo contra a invasão de patógenos e prevenindo a exposição à indesejável proteína do leite de vaca.

Publicação: Mary Ann Liebert, Inc
Fonte: 
Moodley-Govender, E., Mulol, H., Stauber, J., Manary, M., & Coutsoudis, A. (2015). Increased Exclusivity of Breastfeeding Associated with Reduced Gut Inflammation in Infants. Breastfeeding Medicine. DOI: 10.1089/bfm.2015.0110

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545