Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Influência do uso de chupeta e mamadeira no aleitamento materno exclusivo entre mães atendidas em um Banco de Leite Humano

14/12/2015

Mais um estudo que visa comprovar a influência do uso de chupeta e mamadeira e na prevalência do aleitamento materno exclusivo entre lactentes de mães atendidas em um Banco de Leite Humano.

Através de informações obtidas com 9.474 mães atendidas entre 2009 e 2011, em aleitamento materno exclusivo, constatou-se a prevalência do uso de mamadeira (22,9%) e chupetas (25%).

Os resultados apontam para uma menor prevalência de aleitamento materno exclusivo em ambos os casos, quando comparados aos que não fizeram uso de bicos artificiais.

Comentário:

Esse é outro tema que parece não ter fim. É clara e notória a influência negativa do uso de chupetas e mamadeiras como fatores que interferem de forma inegável no aleitamento materno (confusão de bicos), bem como trazem outras questões de saúde (respiração bucal, transtornos de fala, má oclusão dentária) que põem requerer tratamento e acompanhamento posterior, mais trabalhoso, invasivo (com cirurgias, por exemplo) e com custos financeiros maiores (internações, cirurgias, uso de aparelhos ortodônticos corretores).

Outros textos apontam que mesmo as poucas possíveis vantagens do uso da chupeta, não só não são unanimidade (chupeta para evitar Morte Súbita infantil), como não compensam os riscos e prejuízos, mesmo conscientes de que a decisão final, sempre que possível bem informada, é dos pais.

Vale ressaltar outra questão da conclusão do estudo: “Adicionalmente, destaca-se a importância de entender os motivos que movem os pais a ofertarem para seus lactentes o uso de bicos artificiais, a fim de contribuir para a formação de políticas publicas de apoio, proteção e promoção do AME. Por fim, cumpre salientar a premência de ampliar a divulgação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas, mamadeiras, bem como a Lei nº 11.265/06, que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos. As duas regulamentações exaltam os benefícios do AME e prejuízos do uso de chupeta e de mamadeira.

Assim, cabe mais uma vez a nós, profissionais de saúde, a correta e adequada informação, embasada em estudos éticos e atualizados, para que possamos aumentar a efetiva e saudável extensão do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e estendido até 2 anos ou mais, sem que, já desde a maternidade, sejam oferecidos a chupeta, a mamadeira e as fórmulas infantis (grandes responsáveis pelo aumento visível da APLV – Alergia á Proteína do leite de Vaca).

Publicação: Revista de Nutrição da Puccamp
Fonte: 
Pellegrinelli, A. L. R., Pereira, S. C. L., Ribeiro, I. P., & Santos, L. C. D. (2015). Influence of pacifier use and bottle in exclusive breastfeeding among mothers treated at a Human Milk Bank. Revista de Nutrição, 28(6), 631-639. 
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000600006

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545