Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Sono infantil, localização e práticas de amamentação nos Estados Unidos.

Do site Instituto Girassol - Profissionais

27/02/2016

Esse estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no Academic Pediatrics (fevereiro 2016) pesquisou a prevalência de práticas de amamentação e o local de dormir entre 3218 mães americanas de 32 hospitais maternidades norte-americanas, entre janeiro de 2011 e março de 2014.

Nesse grupo, 30,5% das mães estavam em AME (Aleitamento Materno Exclusivo) e 29,5% em amamentação parcial. Dessas, 65,5%, informou compartilhar quarto sem partilhar cama, enquanto 20,7% relataram compartilhamento de cama.

Nesse estudo, a cama compartilhada mostra uma maior adesão ao AME ou à amamentação parcial do que as que apenas tinham as crianças no mesmo quarto. Esse estudo também mostra que quanto mais constantes as recomendações sobre as práticas (local para dormir e amamentação) e quanto mais fontes forem utilizadas, maiores as chances de adesão a essas recomendações.

Comentário:

O conflito entre os riscos da cama compartilhada (Síndrome de Morte Súbita Infantil) e os seus benefícios (aumento de taxas de adesão e duração de aleitamento materno exclusivo, diminuição do estresse materno) ainda divide os pediatras. Um dos fatores a se considerar é que muitas mães não informam ao pediatra sobre essa opção para evitar “sermões” a respeito.

A internet e os grupos de apoio, hoje em dia, exercem um papel importante na informação (nem sempre adequada ou atualizada) e no apoio às decisões e ações das mães. Assim, a recomendação para que os profissionais de saúde busquem participar desses grupos, para conhecer a realidade da situação, pode ajudar na forma de abordagem dessas mães.

Uso de cigarro, álcool, drogas e dormir com a criança no sofá são, reconhecidamente, fatores de risco mais importantes. Mesmo assim, é fundamental que se informe aos pais sobre os riscos, especialmente abaixo dos 3 meses de idade e condições para que se possa garantir a maior segurança possível, quando os pais optam por essa forma de conduta e comportamento.

Publicação: Science Direct
Fonte: Smith, L. A., Geller, N. L., Kellams, A. L., Colson, E. R., Rybin, D. V., Heeren, T., & Corwin, M. J. (2016). Infant Sleep Location and Breastfeeding Practices in the United States: 2011-2014
Academic pediatrics..
DOI: http://doi:10.1016/j.acap.2016.01.021

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545