Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

1000 passos a mais por dia trazem benefícios para crianças com diabetes tipo 1

Do site do jornal O Nortão

14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes

por Marcia Wirth

12/11/2016

Manter a contagem de passos diários e aumentar a atividade física pode realmente valer a pena para as crianças com diabetes tipo 1, de acordo com nova pesquisa da Universidade de Adelaide, nas Austrália.

Pela primeira vez, os pesquisadores mostraram que as crianças que têm diabetes tipo 1 podem melhorar a sua saúde cardiovascular, simplesmente dando 1.000 passos a mais por dia.

“Os pesquisadores acompanharam a atividade física diária de 90 pré-adolescentes com diabetes tipo 1. Os resultados - publicados na revista Diabetes Care - mostraram que aqueles que se comprometeram com a atividade física adicional apresentaram melhorias na estrutura de seus vasos sanguíneos e reduções nos fatores de risco para doença cardíaca”, afirma o pediatra e homeopataMoises Chencinski (CRM-SP 36.349).

As crianças com diabetes tipo 1 frequentemente relatam níveis de atividade física mais baixas do que o recomendado para as crianças da  idade. Elas também tendem a apresentar primeiros sinais de aterosclerose -  um depósito de placas de gordura nas artérias - e outros riscos cardiovasculares adversos mais cedoprecocemente do que o habitual para crianças.

A equipe de pesquisa descobriu que 55% das crianças caminhavam menos que 10.000 passos por dia. Havia clara correlação entre a espessura das artérias e o número médio de passos por dia. Com um aumento de 1.000 passos por dia, houve uma diminuição mensurável desta espessura arterial.

“As crianças que fizeram atividades físicas extras também apresentaram redução de peso, de pressão arterial e de triglicérides, o que indica uma redução global do risco de doença cardíaca”, observa o médico.

Os pesquisadores relatam que esta é a primeira vez que foi demonstrado que o número de passos diários pode estarestá relacionado diretamente com os primeiros sinais de riscos cardiovasculares adversos em crianças com diabetes tipo 1.

“Os resultados reforçam a importância da atividade física e a necessidade de aconselhamento sobre os benefícios dos exercícios para crianças com diabetes tipo 1. Quanto mais passos que eles dão, melhor”, destaca o pediatra, que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545