Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Distúrbio digestivo em bebês é tema do Momento com o Especialista

Do Momento com o Especialista - TV Cultura

Pediatras explicam quais os indicativos de que a criança está com prisão de ventre e dão dicas para ajudar a solucionar o problema

16/02/2018

Vários fatores demonstram se a digestão do bebê está em mau funcionamento. Cólicas constantes, fezes com sangue ou muito endurecidas podem ser sinais de que ele está com o intestino preso, mais do que a frequência com que ele evacua. No Momento com o Especialista desta semana, os pediatras Moisés Chencinski e Denise Lellis esclarecem as dúvidas de internautas sobre o tema.

PERGUNTA 1

Quantos dias um bebê pode ficar sem evacuar? É normal um bebê de dois meses, que mama no peito, ficar 10 dias sem fazer cocô? 

- Andreza Vanelson

Resposta: Oi Andreza. A frequência de evacuações de um bebê pode variar muito. O mais importante nem é a frequência e sim o incômodo, dor ou sangramento para fazer cocô. Fezes muito endurecidas também podem ser um sinal de que algo está errado.

O ideal seria procurar o pediatra e ver se seu bebê tem um bom ganho de peso e se o exame físico dele é normal. Se estiver tudo bem, estímulos bem leves com um paninho molhado no ânus ou mesmo deixar água morna cair no ânus podem ajudá-lo a fazer cocô com mais facilidade.

- Denise Lellis

PERGUNTA 2

Meu bebê tem nove meses e tem problema pra evacuar. Estou dando caldo de ameixa, mas não está funcionando. Às vezes, ele fica uma semana sem fazer! Ele já come de tudo, porém não engatinha ainda. O que posso fazer para ajudá-lo?

- Vilma Rodrigues Silva

Resposta: Há muitos dados que não estão na pergunta e precisariam ser analisados. Que leite mama? O ideal é o leite materno. Com que idade iniciou a alimentação complementar? Deveria ser apenas após seis meses de vida. O intestino sempre teve esse ritmo ou mudou? Ele tomou algum medicamento que possa ter modificado o ritmo intestinal anterior? Portanto, neste caso, o melhor a fazer é conversar com o pediatra que o acompanha.

- Moisés Chencinski

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545