Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

O apoio ao AGOSTO DOURADO traz benefícios ao OUTUBRO ROSA

Do BLOG PEDIATRA ORIENTA

Você já deve ter ouvido várias vezes que a amamentação protege contra o câncer de mama. Isso é verdade? Por que isso acontece?

24/10/2018

O câncer de mama é o segundo mais comum entre mulheres no mundo, sendo responsável por cerca de 28% de casos novos por ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a expectativa para 2.018 é de 59.670 casos novos, com grande risco de morte.

Quanto mais cedo se descobre (autoexame das mamas, exames de imagem), maiores as chances de cura e de sobrevida. A maioria dos casos tem bom prognóstico. 

A idade, questões hormonais (o estrógeno é o principal envolvido), hábitos alimentares (obesidade), uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e até fatores genéticos podem aumentar os riscos da doença. Assim, como em todas as doenças, também é melhor prevenir.

AGOSTO DOURADO E OUTUBRO ROSA: sensibilização e conscientização

Assim como o AGOSTO é para a amamentação, o OUTUBRO é para o câncer de mama. No Brasil o AGOSTO DOURADO é oficial desde 2017, apesar de a Semana Mundial de Amamentação ser celebrada desde 1991. Já o OUTUBRO ROSA teve sua origem nos Estados Unidos em 1990 com a “Corrida da Cura” (Nova York) e um fortalecimento a partir de 1997, quando teve início a promoção de atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.

Estes meses devem ser dedicados à INFORMAÇÃO, sensibilização e orientação. Se em AGOSTO tivermos sucesso nas nossas ações de estímulo à amamentação, em OUTUBRO teremos uma redução de casos e de mortes por câncer de mama no mundo.

AMAMENTAÇÃO E CÂNCER DE MAMA

Existem vários fatores que podem proteger a mulher do câncer de mama. Como uma das causas é hormonal (estrogênio), a gestação tem uma redução da ação desse hormônio nesse período. Quanto mais gestações, menos influência do estrógeno, menos riscos.

E durante a amamentação, acontece situação parecida, inclusive controlando (não impedindo) possibilidade de engravidar.

Na gestação e amamentação, a mulher não deve consumir bebidas alcoólicas (para prevenir na gestação a Síndrome Alcoólica Fetal), não deve fumar, usar drogas e buscar uma alimentação mais saudável, controlando, dessa forma, fatores de risco do câncer de mama (28% a menos com todas essas ações).

Mas não são apenas esses hábitos que podem fazer diferença, especialmente no período da amamentação. Essa é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Quando a mulher amamenta de forma exclusiva até o 6º mês, complementada até 2 anos ou mais e em livre-demanda ocorre uma “esfoliação” mais constante e eliminação mais frequente desse (e de outros) tipo de células, também diminuindo as chances da doença.

Vejam os dados das pesquisas mundiais:

- O risco de a mulher que amamenta ter câncer de mama é 22% menor comparado com o das mulheres que nunca amamentaram.
- Quanto mais tempo total de amamentação, maior a proteção. O efeito é “dose-dependente”. Se a soma total for de menos de 6 meses – 7%; entre 6 e 12 meses – 9%; 1 ano ou mais – 26%. E para cada ano a mais que a mulher amamenta – o risco cai 4,3%. 

AGOSTO DOURADO e OUTUBRO ROSA – JUNTOS PELA SAÚDE MATERNO-INFANTIL.

 

Dr. Moises Chencinski
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP (2106 / 2019)
Criador e incentivador do Movimento Eu Apoio Leite Materno

#euapoioleitematerno
#amamentacaoeabasedavida
#amamentaoanotodobrasil

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545