Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Prematuros em unidades de terapia intensiva neonatal são expostos a ruídos muito altos

Do site JorNow

Entender o ambiente auditivo da UTIN abre caminho para intervenções que reduzem altos níveis de som adversos e aprimoram formas positivas de exposição auditiva, como a linguagem

por Márcia Wirth

01/03/2017

Os bebês prematuros frequentemente passam as primeiras semanas de vida em unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs), onde, idealmente, estariam protegidos da demasiada exposição a ruídos. No entanto, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, descobriram que os prematuros podem estar submetidos a níveis de ruído mais altos do que aqueles considerados seguros pela Academia Americana de Pediatria, AAP.

Por outro lado, os pesquisadores também descobriram que alguns prematuros podem não receber exposição suficiente a sons benéficos, como linguagem e música, que podem melhorar o seu desenvolvimento. Foi avaliado que, em salas privadas, que são cada vez mais comuns na UTINs, os bebês se deparam com períodos muito mais longos de silêncio do que em unidades onde vários berços estão na mesma sala. Eles também observaram que muitos dos sons nas UTINs são de natureza mecânica e muito diferentes dos sons benéficos da voz humana. O estudo foi publicado em 8 de fevereiro no The Journal of Pediatrics.

Sabemos que uma certa exposição ao som, mesmo entre os pré-adolescentes, pode ser benéfica. “Mas os sons no ambiente das unidades de terapia intensiva neonatal não ocorrem isoladamente, por exemplo, quando os pais falam com seus recém-nascidos, eles também costumam segurar e acariciar seus bebês - tudo o que ajuda a promover o desenvolvimento saudável”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

A importância dos sons

Os pesquisadores decidiram se debruçar sobre o estudo do som nas UTINs porque uma pesquisa anterior do mesmo grupo indicou que, em comparação com as crianças em leitos abertos nos hospitais, os bebês internados nas salas privadas das UTINs apresentaram desenvolvimento de linguagem mais pobre aos 2 anos de idade.

“Muitas coisas podem influenciar o desenvolvimento de um bebê prematuro, mas os pesquisadores acreditam que os quartos privados das UTINs podem ser tranquilos demais, especialmente quando os pais são incapazes de visitar e de se envolver no cuidado de seus bebês. A conclusão vem do uso de dispositivos digitais de processamento de linguagem para capturar todos os sons nos ambientes dos prematuros”, conta o pediatra, que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Os aparelhos foram pendurados na cabeceira de 58 recém-nascidos prematuros na UTIN do Hospital Infantil de St. Louis - 33 berços estavam em uma sala aberta e 25 em salas privadas. Os dispositivos foram colocados perto das cabeças dos bebês para capturar os sons aos quais os bebês foram expostos.

Todos os bebês nasceram com 28 semanas de gestação, ou antes, e as gravações foram feitas dentro de duas semanas após o nascimento de cada prematuro; novamente às 30 semanas, às 34 semanas e depois em cerca de 40 semanas, quando os bebês são considerados de termo.

Os pesquisadores descobriram que o nível de ruído médio na UTIN foi pouco menos de 59 decibéis, com níveis de pico de ruído chegando a quase 87 decibéis. A Academia Americana de Pediatria recomenda evitar níveis acima de 45 decibéis. Muitas vezes, o ruído medido provinha de equipamentos médicos essenciais para a sobrevivência do bebê. E estes equipamentos são usados nas unidades neonatais ao redor do mundo.

Os níveis de decibéis dos alarmes dos equipamentos nas UTINs foram reduzidos nos últimos anos. Os alarmes alertam as enfermeiras quando um bebê precisa de atenção, mas os alarmes não são tão altos quanto os modelos anteriores e alguns até tocam uma canção de ninar para chamar a atenção.

Ventiladores, no entanto, fazem muito barulho e são essenciais para alguns prematuros com problemas respiratórios. Um ventilador (respirador artificial) é uma intervenção necessária, que salva vidas, mas produz uma série de ruídos não-naturais durante um período crítico para o desenvolvimento do sistema auditivo.

Conclusões

“A equipe de pesquisadores também descobriu que, à medida que os prematuros aproximavam-se das datas em que deveriam ter nascido, os ruídos diminuíram, o que pode ser explicado pelo fato de que muitos não precisam mais da assistência de máquinas e outros equipamentos médicos. A exposição à fala também aumentou ao longo do tempo, mas chamou atenção o fato de que havia, em geral, muito pouca exposição à linguagem significativa, apenas 30-35 minutos durante um período de 16 horas”, afirma Moises Chencinski.

Os pesquisadores também observaram que os bebês, em salas privadas, tendem a ser mais expostos a mais períodos de silêncio. Durante o período de 16 horas, no qual os ruídos foram auferidos, esses bebês experimentaram, em média, quase duas horas a mais de silêncio.

Foi feito um estudo-piloto para avaliar sons e outros estímulos que poderiam ajudar os bebês prematuros a se desenvolver enquanto lutam durante as primeiras semanas de vida fora do útero.

“A intervenção centra-se no envolvimento dos pais na prestação de exposições sensoriais adequadas para os seus filhos, porque o envolvimento dos pais pode ser uma poderosa ajuda para o desenvolvimento saudável. O estudo recente também constatou que os bebês foram expostos a mais linguagem, quando seus pais estavam presentes, sugerindo que os pais podem ter um grande impacto sobre o meio ambiente da UTIN”, destaca o pediatra.

No entanto, as intervenções para cada criança serão diferentes com base em quais complicações médicas estão presentes, bem como em quão imaturo o bebê pode ser. Se um bebê nasce 2 meses e meio antes de sua data de parto, por exemplo, podemos recomendar o contato pele a pele e falar com o bebê. “Já quando a criança se aproxima do que é considerado o nascimento a termo, o bebê também pode se beneficiar do movimento e do balanço, além do fato de ser mantido no colo, por longos períodos, da leitura, de conversas e de música, dentre outros sons. Ensinar os pais a agir dessa forma não só fornecerá estímulos ao bebê, mas também estabelecerá a criação de vínculos com ele, o que pode se traduzir em melhor desenvolvimento a longo prazo”, defende o médico.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545