Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Corte tardio do cordão umbilical traz vantagens ao bebê

Do site da Revista Pense Leve

Pinçamento imediato do cordão é utilizado por uma crença equivocada

por Redação

22/04/2017

Antes de 1900, esperar alguns segundos para cortar o cordão umbilical de recém-nascidos era uma prática comum. Entretanto, uma crença equivocada de que o corte imediato reduziria o risco de hemorragia na mãe, fez com que essa tradição mudasse. Atualmente, pesquisas comprovam que o corte tardio do cordão umbilical pode trazer benefícios aos bebês. De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, esperar de 30 a 60 segundos permite que mais sangue volte para o recém-nascido durante o processo de nascimento, quando os vasos sanguíneos que levam o sangue ao bebê começam a se contrair e fornecem ferro extra a criança, fator que contribui para o desenvolvimento do cérebro. Para o Colégio Americano de Enfermeiras-Parteiras esse tempo pode ser ainda maior, podendo chegar a dois ou cinco minutos.

Um ensaio sueco de 2011 descobriu que apenas 0,6% dos bebês a termo com um atraso de três minutos no pinçamento do cordão eram deficientes em ferro aos quatro meses de idade, em comparação com 5,7% com pinçamento imediato. Aos quatro anos, as crianças com clampeamento tardio do cordão apresentaram pontuações maiores nas habilidades motoras e sociais, uma diferença particularmente evidente entre os meninos, que podem ser mais suscetíveis à deficiência de ferro.

Outra pesquisa, uma revisão sistemática de estudos, de 2013, concluiu consistentemente que esperar para cortar o cordão dá aos bebês uma taxa extra de ferro. “A deficiência de ferro afeta de 8% a 14% dos bebês e crianças nos Estados Unidos, a prevalência é muito maior nos países em desenvolvimento. Um relatório de 2015 observou que a prevenção de deficiência de ferro é preferível ao tratamento dessa complicação. Mesmo os bebês que são bem cuidados e têm acesso a atendimento médico confiável, e cuja família tem comida suficiente, ainda podem apresentar deficiência de ferro”, explica Moises Chencinski, pediatra e homeopata, que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria, de São Paulo (SP).

Mais benefícios do corte tardio do cordão umbilical

O corte tardio pode oferecer vantagens adicionais além de reduzir a probabilidade de deficiência de ferro. O sangue do cordão umbilical também contém imunoglobulinas e células- tronco, e os pesquisadores especulam que o corte tardio do cordão possa auxiliar a função imune e a cicatrização do tecido, embora isso não tenha sido bem estudado ainda.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545