Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Yanna Lavigne conta como conseguiu aumentar a produção de leite Materno

Do site Bebe & Mamãe

A atriz Yanna Lavigne tomou alguns chás para aumentar sua produção de leite, mas é preciso cuidado ao fazer isso

por Bruna Romanini

08/11/2017

Em entrevista à revista Quem, a atriz Yanna Lavigne falou sobre a amamentação de sua filha Madalena. E ela contou que tomou alguns chás para estimular a sua produção de leite. “Como naturalmente, como já estava acostumada a comer antes, não senti mais fome. Está sendo tudo bastante tranquilo, estou bebendo muita água e a minha preocupação é produzir bastante leite, que acho importante. Procuro o método mais alternativo possível. Tomo alguns chás para estimular a produção de leite. Ainda estou experimentando e tem funcionado. Sempre tive muito receio da amamentação porque ouvi os piores relatos. Mas não tive nada perto do que ouvi. Saí da fase inicial superbem. Tive uma semana de adaptação e depois o leite veio normal”, disse Yanna.

Porém, saiba que é preciso ficar muito atenta se você pretende tomar algum chá para aumentar a produção de leite materno. Isto porque existem muitos chás que ao invés de ajudar a aumentar a produção de leite materno, podem prejudicar.

Algumas ervas que são contraindicadas para as gestantes são o Confrei (Symphytum officinale), Kava-kava, Kombucha. “Alguns conhecidos têm a recomendação de uso criterioso durante a amamentação por apresentarem alguns riscos conhecidos, como a Camomila germânica (Matricaria Chamomilla –  risco de hipersensibilização), Cohosh preto, Cimicifuga racemosa – risco teórico de redução da produção láctea, o funcho, risco teórico de redução da produção láctea, Sálvia (Salvia officinalis) e a Valeriane, Valeriane officinalis que pode causar sonolência no lactente”, conta o pediatra Moises Chencinski.

Além disso, também há ervas que NÃO apresentam testes mostrando sua segurança durante esse período da amamentação como borage, calêndula, cardo-santo, equinácea, esse devendo ser evitado por tempo superior a 8 semanas de uso, Ginko biloba, Ginseng, pode causar irritabilidade no lactente.

Há chás que devem ser evitados porque possuem grande concentração de cafeína. Nestes casos a cafeína pode passar para o leite materno e prejudicar o sono dos bebês, é o caso do chá preto, chá verde e chá mate, por exemplo.

Contudo, de fato existem alguns chás que podem aumentar a produção de leite materno. É o caso do chá de feno grego. Um estudo publicado na revista científica Alternative and Complementary Medicine observou que o consumo de chá de feno grego entre mães que amamentam aumentou a produção de leite materno destas mulheres e também contribuiu para que os bebês recuperassem o peso que perderam nos primeiros dias após o parto. Interessante não?

Então, se quiser tentar tomar um chá para aumentar a produção de leite materno é essencial conversar com seu médico antes sobre este assunto, a fim de saber qual tipo de chá tomar. Você também pode ver aqui outras boas dicas para aumentar sua produção de leite materno.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545