Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Influenciadores. Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam?

Do site da Crescer

odos nós somos influenciadores. Um pai, uma mãe, um profissional de qualquer área... O que muda entre os nossos papéis é a quantidade de pessoas que cada um de nós influencia

por Dr. Moises Chencinski - colunista

23/09/2022

Um pensamento que vi em um vídeo de Mário Sérgio Cortella, pra me ajudar aqui:
Há uma diferença entre opinião e acusação. Se tem opinião, tenha. É um direito. Acusação tem que provar.

Então, para que fique claro, esse texto exprime a minha opinião. Não estou julgando e nem quero acusar ninguém. Como sempre, informação, reflexão.

Aí, começo pelo meu amigo inseparável. O dicionário.

Influenciador
Que ou o que influencia

Influência
Poder ou ação que alguém exerce sobre pessoas ou coisas. Poder de influenciar e modificar o pensamento ou o comportamento de outrem sem o uso da força ou da imposição. Prestígio.

Responsabilidade
Obrigatoriedade de responder pelos próprios atos ou por aqueles praticados por algum subordinado. JUR Obrigação moral, jurídica ou profissional de responder pelos próprios atos, relacionados ao cumprimento de determinadas leis, atribuições ou funções.

Cuidado
Precaução com o uso do intelecto. Forma de agir com preocupação. Atividade que requer zelo.

A partir dessa introdução, te faço uma pergunta:
Você que está me lendo agora se considera um influenciador?

Tempo para reflexão.

Minha opinião.
Todos nós somos influenciadores
. Um pai, uma mãe, um profissional de qualquer área, um político, um funcionário público, um desempregado, um artista, um jornalista... deu pra entender né?

Se cada um de nós é um influenciador, o que nos diferencia?
O que muda entre os nossos papéis é a quantidade de pessoas que cada um de nós influencia. Se um pai ou uma mãe educam um filho, eles têm influência em seu futuro. Quando um professor dá uma aula, ele influencia seus alunos. Quando um artista atua, ele influencia sua plateia. Quando um político fala (especialmente em épocas de eleição, como agora) ele influencia seu eleitorado.

Mas, independente do número de pessoas que cada um de nós influencia, o que não muda? O que nos iguala? A responsabilidade pela nossa influência.

Sou médico e pediatra, assim vou abordar o tema saúde, que pode ser substituído por qualquer área que você quiser.

Assim, quem influencia a alimentação de um filho através do exemplo é responsável pelos resultados. Se a “alimentação da casa” for adequada, há maiores chances de não se adoecer por erros nutricionais (hipertensão, colesterol, triglicérides, diabetes, doenças cardíacas). Com o consumo de alimentos ultraprocessados, há um maior risco de se adoecer. Para que fique claro, aumentam os riscos e as chances. Com o livre-arbítrio, cada adulto pode escolher sua alimentação e a responsabilidade pelas consequências será exclusivamente do adulto. Mas, se uma criança seguir o exemplo, através da influência que o adulto exerce nele, se alimentar da mesma forma e adoecer por conta disso, a responsabilidade... também é desse adulto.

Em termos de amamentação (lógico que eu não podia fugir disso), estudos e mais estudos tentam mostrar fatores que “influenciam” o sucesso ou não do aleitamento materno. Licença-maternidade (influência das políticas públicas), amamentação na 1ª hora de vida (influência dos profissionais e dos serviços de saúde), oferta abusiva e desnecessária de substitutos de leite materno, chupetas e mamadeiras (influência do marketing das indústrias que se utilizam de pessoas com muita influência) estão entre alguns dos desafios mais frequentes enfrentados por aqueles que batalham, arduamente, diariamente, para que uma mãe que deseje amamentar atinja seus objetivos, conforme recomendação da OMS (aleitamento materno desde a sala de parto até dois anos ou mais, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês).

As estatísticas atuais (ENANI-2019) mostram que ainda não conseguimos atingir as nossas metas, por mais Hospitais Amigos da Criança, por mais NBCAL, por mais aulas e EADs para profissionais da área de saúde materno-infantil sobre o tema e por mais leis que existam (apesar de muitas que demoram demais pra serem aprovadas). Em 13 anos (desde a última pesquisa nacional sobre aleitamento materno), nosso progresso foi muito aquém do desejável e até do possível.

Retomando a questão da influência e da responsabilidade

Cada um de nós, independentemente do número de pessoas que influencia, precisa ter cuidado com a informação, compromisso com a verdade, com a ciência.

Mas, quanto maior o nível de influência, quanto mais pessoas são atingidas pela informação, maior é a responsabilidade. Assim, quanto maior a responsabilidade, maior o cuidado que se precisa tomar com a influência, pois a informação pode mudar vidas e ajudá-las ou prejudicá-las, até de forma definitiva e irrecuperável.

E a mídia e as redes sociais são os caminhos mais utilizados pelo marketing para influenciar pessoas. E quem tem mais acesso a elas, tem mais poder de influência. E, quem tem mais influência tem mais responsabilidade. “Pelamordedeus”, nada contra a liberdade de imprensa, muito pelo contrário, mas sim da responsabilidade com a informação, com a verdade.

O dia em que eu tiver provas irrefutáveis de que instituições que eu considero sérias, como a OMS, ANVISA, IBFAN, a FIOCRUZ, o Instituto Butantan, entre outras, recebem dinheiro ou patrocínio ou algum benefício e utilizam sua influência para prejudicar a saúde das pessoas conscientemente, especialmente das crianças (meu coração grita aqui), de forma irresponsável, eu fecho minha vida e vou procurar outros caminhos. Essa seria uma acusação muito séria. E acusações necessitam de provas.

Em minha opinião, qualquer influenciador que transmita uma mensagem, quer seja para um único indivíduo quer seja para um grande público, através de contato pessoal ou de uma grande campanha de marketing, deve ter informação e conhecimento, cuidado redobrado e responsabilidade com o que divulga.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545