Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amamentação: é normal um seio produzir mais leite que o outro?

Do site da Crescer

A produção desigual pode acontecer e possui relação direta com a frequência de mamadas do bebê em cada mama. Saiba mais!

por Crescer online

30/09/2023

Seu filho mama mais em um seio do que outro? Normalmente, isso acontece devido a uma dificuldade da pega em determinada posição. Pode ser também pelo fato de a mãe oferecer apenas uma das mamas, seja pela facilidade que encontrou ao amamentar, seja porque naquele seio ela não sente dor. Independente da razão, essa "preferência" do bebê por uma das mamas pode fazer com que os seios fiquem com tamanhos desiguais — e com a produção de leite maior em um dos lados.

"Para aumentar a produção do leite, é fundamental que o bebê mame e, de preferência, que a mãe ofereça dois seios em cada mamada, alternando o seio inicial em cada mamada. Dessa forma, o bebê pode mamar um ou os dois seios em cada mamada, de acordo com sua necessidade. Mas, se existe alguma diferença entre as mamas ou se o bebê tem preferência por uma delas, pode ocorrer esse 'desequilíbrio' e uma produzir mais leite que a outra, principalmente por ser mais estimulada", explica Moises Chencinski, pediatra, coordenador do livro Aleitamento Materno na Era Moderna. Vencendo Desafios, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e colunista da CRESCER.

"Isso não necessariamente impacta a amamentação. Muitos bebês podem mamar em um seio só por mamada, dependendo de alguns fatores, como, por exemplo, uma mãe que produza grande quantidade de leite", completa Chencinski.

Para manter a produção do leite materno na amamentação, a dica é respeitar a livre demanda — ou seja, intervalos e duração de acordo com a vontade do bebê — e ficar em posições confortáveis, assegurando-se de que a criança também esteja em uma posição que possibilite uma pega adequada, com sucção efetiva, ou seja, com a boca bem aberta, mamilo direcionado ao céu da boca, as mãos da mãe apoiando a mama longe da região da aréola, para que não fique disponível apenas o bico para o pequeno.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545