Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Leite materno fraco não existe; entenda

Do site da Crescer

Especialistas asseguram que a amamentação é o "padrão-ouro" da alimentação infantil e oferece tudo que os bebês precisam para o crescimento e desenvolvimento saudável. Saiba mais!

por Amanda Moraes

28/09/2023

amamentação estreita o vínculo entre mãe e bebê, mas pode vir acompanhada de muitas dúvidas. Tudo o que as mães mais querem é que os filhos fiquem seguros e nutridos, por isso, é natural que surjam algumas inseguranças. Afinal, ainda existem muitos mitos em relação ao aleitamento materno que precisam ser derrubados. Apesar de todas as informações disponíveis, das campanhas... uma questão que ainda pode preocupar parte das mulheres é: existe leite materno fraco?

Fique tranquila, pois isso não existe! Considerado o “padrão-ouro” da alimentação infantil, o leite matterno é um alimento completo, recomendado até os 2 anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os 6 meses. “Protege o bebê de infecções respiratórias, alergias, diarreia e desidratação, além de possuir nutrientes essenciais para o desenvolvimento, sendo fonte de vitaminas, carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais e água”, diz Renata Iak, parteira, enfermeira obstetra e consultora de aleitamento materno.

Essa apreensão costuma surgir, principalmente, no início da amamentação, quando o leite está na fase do colostro, que vem em uma quantia menor. Mas isso não significa que ele é fraco, muito pelo contrário! O colostro é rico em proteínas e anticorpos. “A quantidade é mais limitada, porque a capacidade gástrica do recém-nascido é do tamanho de uma cereja”, esclarece Renata. Nos primeiros dias de vida, o estômago do bebê ainda é pequeno e comporta entre 5 e 27 ml de leite, por isso, as mamadas são mais curtas e frequentes.

Quando passa para a fase do leite de trasição e leite maduro, ele costuma vir em quantidades maiores. “O leite materno é considerado um alimento vivo que se adapta às necessidades do bebê em cada fase da sua vida, oferecendo, a cada momento, o que o bebê precisa do leite para seu crescimento e desenvolvimento saudável”, afirma Moises Chencinski, pediatra, coordenador do livro Aleitamento Materno na Era Moderna. Vencendo Desafios, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e colunista da CRESCER.

Os especialistas asseguram que a amamentação garante a nutrição do recém-nascido. “O leite humano tem todos os nutrientes necessários para o bebê, mesmo mães em condições precárias em diversas regiões do nosso planeta conseguem nutrir seu filho. Porém, com nutrição inadequada, quem ficará fraca é a mãe, que irá dispor de suas reservas para suprir as necessidades da criança”, alerta Renata.

Caso tenha alguma suspeita de que seu filho não está bem nutrido, é importante conversar com o médico que acompanha a criança. “A avaliação do bebê deve ser feita em consultas de rotina com o pediatra, em que será analisado tudo o que acontece com a família que possa influenciar a saúde de todos”, conclui Chencinski.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545