Educação

Dislexia

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 a 15% da população mundial é disléxica.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, para a escola e para a própria criança. 

A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica pois há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

As informações acima, bem como os links a seguir, foram extraídos do site da Associação Brasileira de Dislexia - ABD

Sempre aparece

Haverá sempre:

- Dificuldades com a linguagem e escrita; 
- Dificuldades em escrever; 
- Dificuldades com a ortografia; 
- Lentidão na aprendizagem da leitura.

Muitas vezes aparece

Haverá muitas vezes:

- Disgrafia (letra feia); 
- Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; 
- Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; 
- Dificuldades em seguir indicações de caminhos; 
- Dificuldades em executar seqüências de tarefas complexas;
- Dificuldades para compreender textos escritos;
- Dificuldades em aprender uma segunda língua.

Às vezes aparece

Haverá às vezes:

- Dificuldades com a linguagem falada; 
- Dificuldade com a percepção espacial; 
- Confusão entre direita e esquerda.

Pré-escola

Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:

- Dispersão; 
- Fraco desenvolvimento da atenção; 
- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; 
- Dificuldade em aprender rimas e canções; 
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora; 
- Dificuldade com quebra-cabeças; 
- Falta de interesse por livros impressos.

Idade escolar

Nesta fase, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequados, para que a criança possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional.
Para isso, observe se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir:

- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras); 
- Desatenção e dispersão; 
- Dificuldade em copiar de livros e da lousa; 
- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança, etc.); 
- Desorganização geral (podemos citar constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares); 
- Confusão entre esquerda e direita; 
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.; 
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas; 
- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc.; 
- Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc.; 
- Dificuldade na matemática e desenho geométrico; 
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias); 
- Troca de letras na escrita; 
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua; 
- Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou ser o "palhaço" da turma; 
- Bom desempenho em provas orais.

Adultos

Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará: 

- Continuada dificuldade na leitura e escrita; 
- Memória imediata prejudicada;
- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
- Dificuldade com direita e esquerda;
- Dificuldade em organização; 
- Aspectos afetivos e/ou emocionais prejudicados, podendo trazer, como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e, algumas vezes, o ingresso para as drogas e o álcool.

Leitura

Este é um livro indicado no próprio site: João, preste atenção (necessário ter o programa Adobe em seu computador para baixar o livro).

Este livro pode ser baixado na íntegra, pela Internet, através do site da ABD, no link acima.