O Psicólogo é um profissional graduado em Psicologia, ciência humana que estuda processos mentais, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Dentro dessa ciência, existem diversas áreas nas quais o psicólogo pode atuar, e uma delas é a Psicologia Clínica.
O psicólogo clínico estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional, os processos mentais e sociais das pessoas, elucida conflitos ou possíveis transtornos mentais e realiza atendimento clínico. Ele é um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) para exercer diversas atividades, como psicodiagnóstico e psicoterapia.
O que é Psicodiagnóstico?
É um procedimento clínico que consiste em avaliação psicológica e/ou neuropsicológica.
Avaliação Psicológica: visa o estudo da personalidade do indivíduo, através da análise de dados coletados a partir de entrevistas, testes psicológicos projetivos e observações clínicas. Normalmente este processo técnico-científico é solicitado por algum outro profissional (médico, professor) para auxílio diagnóstico ou para saber procedimento pedagógico a ser utilizado, mas qualquer pessoa pode procurar um profissional capacitado para realizar uma avaliação psicológica.
Avaliação Neuropsicológica: estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, permitindo um mapeamento das áreas cerebrais. Seu objetivo é contribuir para o estabelecimento de um diagnóstico diferencial, para delimitar se existem funções cerebrais disfuncionais e para investigar os efeitos cognitivos e comportamentais de uma desordem neurológica. Para isso, são realizadas entrevistas, observações clínicas, bem como um conjunto de testes e procedimentos padronizados. Assim, o psicólogo poderá estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejar a intervenção mais indicada.
O que é Psicoterapia?
A psicoterapia é uma atividade que procura conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, a partir de uma profunda reflexão sobre seus comportamentos, pensamentos e sentimentos, bem como das conseqüências destes sobre sua vida. Assim, terá condições de tomar decisões e fazer escolhas de forma mais consciente, e consequentemente viver de forma mais saudável e satisfatória. Existem diversos tipos de Psicoterapia (individual, grupal, familiar, casal, de apoio, breve) e o psicólogo poderá dizer qual o mais adequado para cada situação.
Carolina Guimarães Araujo Rodrigues – Psicóloga - CRP 06/69446
Especialista em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica.
Mestranda em Psicologia – USP
Consultório: 5049-0903