Educação

Orientação sobre Educação Infantil

Por Maria Cecília Sonzogno

 

A Proposta Pedagógica de uma instituição deve nortear-se pela concepção de criança, compreendendo-a como um ser humano completo, integrando as dimensões afetiva, intelectual, física, moral e social. Embora em processo de desenvolvimento, a criança é um ser ativo e capaz de ampliar conhecimentos e experiências, e de alcançar progressivos graus de autonomia.

A Educação Infantil é oferecida em Berçários/Creches (para crianças de 0 a 3 anos de idade) e em Pré-Escolas (para crianças de 4 a 6 anos de idade), e tem, por finalidade, o desenvolvimento integral da criança. Sua avaliação se fará por acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção.

A Educação Infantil cumpre duas funções indispensáveis e indissociáveis: CUIDAR e EDUCAR, complementando a ação da família e da comunidade, levando em conta o bem-estar da criança, seu grau de desenvolvimento, a diversidade cultural das populações infantis e os conhecimentos a serem universalizados.

Como escolher a melhor creche / pré-escola ?

1. Evite grandes distâncias entre a moradia e a Instituição.

2. Visite todas possíveis instituições. Percorra todos os ambientes e observe as áreas cobertas e descobertas, os sanitários, as salas de aula, o tipo de brinquedos que oferecem, o refeitório, a higiene e a limpeza dos ambientes, funcionários e professoras.

3. Marque uma entrevista com a diretora/coordenadora e procure saber o horário de funcionamento, o número de crianças por sala, o número de professoras e auxiliares para cada sala, a programação de atividades e a proposta pedagógica. Questione ainda sobre o acompanhamento das professoras, qual a freqüência das reuniões pedagógicas. Se seguem uma determinada concepção teórica. Se sim, qual é essa concepção teórica e no que consiste. Faça todas as perguntas de modo a esclarecer suas dúvidas/preocupações.

4. IMPORTANTE: Não se esqueça de que toda instituição para crianças de 0 a 6 anos precisa privilegiar o lúdico – o brincar, ao lado de uma relação adulto-criança que seja afetiva e interativa mais do que quaisquer atividades cognitivas. Toda criança precisa sentir-se acolhida, amada, compreendida nesse novo ambiente.