Palavra de Especialista > Cirurgia Infantil > Dr. Paschoal Napolitano Neto

VOLTAR

Hérnia inguinal

Especialista:

Dados do profissional

O que é hérnia inguinal? 
É um inchaço que aparece na região inguinal causado pela exteriorização de um segmento intestinal, ou pelo ovário (na menina), através de uma abertura natural que possuimos aí chamada de orifício inguinal. 

Como os pais podem desconfiar? 
Pode-se notar um abaulamento na região da virilha da criança, que mais parece uma azeitona embaixo da pele, que às vezes aparece e logo desaparece, sem referência de dor pela criança e notado pela mãe na hora do banho, com a criança em pé. Ou pode aparecer quando a criança chora muito ou se esforça para evacuar. Lembremos que nos bebês menores de um ano, a descoberta em geral se faz nas trocas de fraldas com o nenê deitado e os membros em movimentos ativos. 

Deve-se sempre operar ou há outro tipo de tratamento? 
"Hérnia diagnosticada é hérnia operada".
Este é um refrão que se escuta em toda enfermaria de Cirurgia. Esta é uma cirurgia eletiva, de baixa morbidade e baixo risco operatório (só envolve o subcutâneo e os músculos, na maioria das vezes), sem necessidade de preparo prévio e apresentando muito bom resultado pós-operatório. Se não operado e ocorrer uma complicação, como o estrangulamento do intestino herniado, sua morbi-mortalidade fica muito aumentada. Por isto tudo é que indicamos a correção cirurgia da Hérnia Inguinal assim que o diagnóstico é confirmado. 
NÃO HÁ TRATAMENTO CLÍNICO PARA HÉRNIA INGUINAL. 
NÃO SE RECOMENDA O USO DE CURATIVOS CONTENSIVOS E/OU FUNDAS. 

Quando podemos e quando devemos operar a hérnia inguinal? 
Desde que o paciente esteja em boas condições clínicas, hidratado e sem anemia importante (Hb > 10,0 g/dl), a cirurgia pode ser realizada, atentando-se para as condições necessárias para se operar um paciente, que pode ser um bebê de 1 mês de idade ou uma criança de 12 anos. O que limita a cirurgia da Hérnia Inguinal é a condição física do hospital e do Centro Cirúrgico e a quadros de tosse ou coriza associadas à febre do paciente. 
Nos casos de Hérnia Inguinal Estrangulada (encarcerada) o paciente deve ser atendido com mais presteza e rapidez, devendo ser operado no menor tempo possível pois, nos meninos poderemos ter sério comprometimento da irrigação do testículo e da alça intestinal herniada com provável necessidade de um manuseio maior, e, nas meninas, a torção do ovário quando exteriorizado pode acarretar sua retirada definitiva. Isto tudo independentemente da idade do paciente.

E quando se opera de um lado ou dos dois lados? 
A hérnia inguinal mais freqüente é dos dois lados. Depois, a mais comum é à direita isolada e depois, por fim, à esquerda. Se a hérnia aparece dos dois lados, se opera dos dois lados. Se é à direita se opera apenas à direita. Mas se aparece do lado esquerdo, para não ter que oprar de novo, por conta da estatística, já operamos dos dois lados.