Palavra de Especialista > Nutrição > Janice Chencinski

VOLTAR

Ferro

Especialista:

Dados do profissional

Quem é o Ferro? 
Outro dos minerais de maior importância no nosso desenvolvimento. 

Onde encontramos o Ferro? 
É encontrado no fígado, rim, coração, carnes, aves, peixes, leguminosas como feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico. As folhas verde-escuras são também fontes vegetais de ferro. 

Pra que serve o Ferro no nosso organismo? 
O ferro está envolvido no transporte de oxigênio para as células do corpo, no sistema imunológico e desenvolvimento da inteligência. A absorção do ferro é determinada pelo tipo de alimento consumido. Nem todo ferro existente nos alimentos é absorvido pelo organismo. Sua eficiência de absorção fica em torno de 5 a 25%.
O ferro contido nas carnes é o que tem o maior percentual de absorção. Pode-se melhorar a absorção do ferro existente nas leguminosas e nas folhas quando, na mesma refeição, incluirmos uma fruta cítrica como a laranja. 
Alguns fatores também podem prejudicar a absorção deste mineral como por exemplo a presença de alimentos fonte de cálcio (leite e queijo) e o consumo de chá ou café nas refeições principais. 

A falta de Ferro pode provocar doenças? 
A falta de ferro é a mais comum de todas as deficiências minerais e ainda é um problema que persiste tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, configurando esta carência como um grave problema de saúde pública. Estima-se que nos países desenvolvidos, 12% das crianças menores de cinco anos encontram-se anêmicas, enquanto nos países em desenvolvimento este percentual atinge 51%. No Brasil, os dados de anemia variam de 22,7% a 77,0%, e nas diferentes regiões estas discrepâncias estão relacionadas aos fatores socio-econômicos
Os grupos de maior risco são crianças menores de 2 anos de idade, meninas adolescentes, grávidas e idosos. 
O uso de leite de vaca e a introdução tardia de alimentos sólidos podem prejudicar a prevenção da anemia na infância. Devido à alta biodisponibilidade do ferro no leite humano, o aleitamento materno oferece maior proteção contra o desenvolvimento da anemia nos primeiros seis meses de vida. 
Hoje em dia já existem alimentos fortificados com ferro como algumas farinhas, leites e biscoitos. Esta prática poderá, juntamente com orientação sobre modificações da alimentação, contribuir para a melhora deste quadro alarmante no nosso país. 

Ferro dado em excesso (aquelas vitaminas para abrir o apetite) pode ser prejudicial? 
O excesso de ferro é armazenado no fígado, baço, coração e pâncreas. Os sintomas iniciais como fadiga, juntas doloridas e fraqueza são interpretados, às vezes, de forma equivocada, como deficiência de ferro. Alguns problemas sérios de saúde, como as doenças hepáticas, podem acontecer. O excesso da absorção intestinal de ferro pode resultar em danos teciduais e prejuízo funcional dos órgãos envolvidos, especialmente fígado, pâncreas, coração e hipófise e evoluindo para cirroses, diabetes, alterações na pigmentação da pele, artrite, miocardiopatias e atrofia das glândulas sexuais.