Palavra de Especialista > Nutrição > Janice Chencinski

VOLTAR

Magnésio

Especialista:

Dados do profissional

O que é o magnésio?
O magnésio é considerado um mineral essencial desde 1932, quando se comprovou que uma dieta deficiente nesse mineral causava retardo de crescimento. Esse mineral é distribuído em todo o organismo sendo que aproximadamente 60% de toda a quantidade do magnésio corporal encontra-se nos ossos e 40% nos músculos. 

Em quais alimentos encontramos o magnésio?
Boas fontes alimentares de magnésio são os vegetais verdes (o magnésio é constituinte da clorofila), legumes, cereais, castanhas, sementes e nozes. A alimentação moderna, contendo muitos alimentos refinados e poucos cereais integrais e vegetais, é pobre neste nutriente.

Quais as principais funções do magnésio?
O magnésio está envolvido na formação dos ossos, nos processos de contração muscular e na excitabilidade nervosa. Muitas reações enzimáticas são dependentes de magnésio como os processos de metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, no armazenamento da energia e na síntese de DNA. 
O cálcio e o magnésio são minerais intimamente relacionados. Um excesso de magnésio inibe a calcificação óssea e quando a ingestão de cálcio diminui, a absorção de magnésio aumenta.

Como é percebida a carência deste mineral?
O consumo de dietas deficientes deste mineral pode causar sintomas neurológicos. A deficiência do magnésio pode resultar em anorexia, apatia, redução no crescimento, fraqueza muscular, descontrole mental e convulsões em recém nascidos.

Existem situações em que a quantidade de magnésio precisa ser maior?
Sim, como no crescimento, gestação e lactação. Também, quando existe grande ingestão de cálcio, proteínas, vitamina D e álcool, bem como estresse físico e psicológico aumentam as necessidades de magnésio.