Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Lia Cid de Figueiredo Silva

VOLTAR

Chupeta e mamadeira

Especialista:

Dados do profissional

Podemos dar chupeta para os bebês? 
A chupeta deve ser utilizada como um complemento da sucção, nunca como um consolo para solucionar outros problemas. Ela deve ser usada de forma racional e de modo a não formar hábito, inclusive como forma de reduzir ou evitar a possibilidade de a criança vir a chupar os dedos. Só deve ser dada em momentos de ansiedade e tensão do bebê. Se a chupeta ficar muito tempo na boca, haverá conseqüências no desenvolvimento das arcadas dentárias pois poderá provocar desvios na direção do crescimento dos ossos maxilares e inclinação dos dentes. O ideal é não dar a chupeta.

Quais as recomendações mais importantes no uso da chupeta? 
A chupeta deve ser ortodôntica, possuir o disco de plástico côncavo, com perfurações para evitar o acúmulo de saliva e conseqüente irritação da pele. Cuide para que a criança não adquira o hábito de colocar o disco dentro da boca. A chupeta não deve ser pendurada em um cordão ou fralda e o bico deve ser usado de maneira correta, sem inversões. 
Preste atenção aos diversos tamanhos de chupeta existentes que acompanham o crescimento da criança. Devemos dar apenas uma chupeta à criança para que ela não se acostume com a presença de várias, dificultando a retirada do hábito. 
A chupeta não pode ter a sua oferta de forma continuada, devendo ser utilizada em pequenos intervalos, como complementação da sucção. Por isso, ela deve ser oferecida pós as mamadas ou nos momentos em que a criança realmente necessitar da satisfação obtida pela sucção. Assim que o bebê dormir, retire a chupeta de sua boca. 

Quando retirar a chupeta e a mamadeira? 
No momento em que começa a erupção dos primeiros dentes, por volta dos 6 a 7 meses de idade, desenvolve-se toda a potencialidade para o início da mastigação, que pode ser estimulada com o uso da colher ou do contato direto do alimento com a gengiva. Essa atividade ajudará na maturação do sistema mastigatório e, por volta dos 18 meses, a criança provavelmente já não necessitará da sucção da chupeta. A idade aproximada de 3 a 4 anos seria o limite para a retirada dos hábitos de sucção, sem ocorrer um comprometimento maior das estruturas faciais. 

Quando a criança começa a chupar o dedo, é melhor dar a chupeta? 
O dedo tem calor, odor e consistência mais próximos aos do mamilo materno, além de estar sempre presente, o que torna sua remoção mais difícil que a da chupeta. A pressão exercida pelo dedo sobre os dentes, lábios e pálato tem potencial para alterar a direção e interferir no crescimento do crânio e originar problemas em posição de língua e lábios. Além disso, este hábito pode ocasionar alterações de pele e até deformidades na posição e função dos dedos. 

Como deve ser a mamadeira do bebê? 
O bico deve ser curto, não muito mole, com textura semelhante à do mamilo materno e com orifício pequeno. O bico mais longo ou com vazão muito grande (ou rasgado pela mãe), não permite a sucção adequada: o bebê mama rápido e, para não engasgar, joga a língua para trás, engole o ar e aumenta a possibilidade de cólicas, regurgitação e náuseas. As mamadeiras devem estar limpas, pois muitos problemas de contaminação e doenças bucais são provocadas por objetos que o bebê leva à boca, como mamadeiras e chupetas.