Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Lúcia Sampaio Incane

VOLTAR

Higiene bucal e escovação

Especialista:

Dados do profissional

Quando deve ser iniciada a higiene dos dentes do bebê? 
Assim que nascerem os primeiros dentinhos, que ocorre por volta dos seis meses de idade. 

E antes de os dentinhos nascerem, deve-se fazer a higiene da boquinha do bebê com gaze embebida em água? 
Não. Há estudos que comprovam que, desta forma, acaba-se levando mais bactérias para a boca do bebê. 

Como se deve limpar os dentes do bebê? 
Com escova dental própria para cada idade, mas sempre com a cabeça pequena, cerdas paralelas, retas e macias. Para bebês existem escovas apropriadas com a cabeça bem pequena e o cabo maior para os pais escovarem para a criança (encontra-se nas grandes redes de drogarias). O fio dental também deve ser utilizado desde bebês. 

Pode-se usar creme dental? 
Até a criança aprender a cuspir não (ao redor dos três anos). Só se for usado um creme dental que não contenha flúor, pois, nesta fase, a criança engole o creme dental. Há cremes dentais da Weleda ou alguns importados que são apropriados para esta faixa etária e não contêm flúor. 
A partir do momento que a criança souber cuspir direitinho, deve-se usar pouco creme dental (a quantidade do tamanho de um grão de arroz) e, preferencialmente, os cremes dentais brancos, não em forma de gel. 

E quando levar a criança pela primeira vez ao dentista? 
Logo após a primeira consulta ao pediatra. Nesta fase, o dentista fará um exame clínico para verificar se a região bucal está em ordem e orientar quanto aos meios de prevenção, bem como programar um esquema de visitas periódicas preventivas. 

Quando deve ser feita a primeira aplicação de flúor? 
Assim que os primeiros dentinhos nascerem. Há um flúor em verniz, próprio para aplicação em bebês que pode ser ingerido sem danos à saúde. A aplicação deve ser feita junto com uma profilaxia prévia a cada 4 a 6 meses.