E-mail: doutoravalquiria@yahoo.com.br
"A odontologia para bebês visa os cuidados necessários com crianças de 0-2 anos de idade, para uma perfeita saúde bucal, e, a partir daí, uma melhor qualidade de vida."
Por que levar o "meu bebê" ao dentista, se nem dentinho ele tem ainda?
O dentinho de seu filho começa a se formar por volta da 6ª semana de vida intra-uterina. Sendo assim, ao nascer, o "seu bebê" já possui todos os dentes de leite completos (pelo menos na forma de botão, dentro do osso alveolar), que apenas não erupcionaram (não nasceram).
Do mesmo modo que seu bebê foi acompanhado por um médico especialista durante a gestação, os dentinhos de seu filho também devem ser cuidados mesmo antes de erupcionarem.
Portanto, é importante que a primeira consulta seja feita no primeiro mês de vida de seu filho.
Mas antigamente não se ia tão cedo ao dentista ...
Com este acompanhamento desde cedo pode-se trabalhar com a prevenção que é mais eficaz, menos dolorosa e mais barata do que o tratamento odontológico corretivo.
Entre outros, previne-se dentes apinhados e mal posicionados (dente torto), cáries rampantes, gengivites, distorção da fala e deglutição atípica decorrentes do mau posicionamento da língua, além de infecções como estomatites, amigdalites, otites, sinusites, faringites e até a bronquite, que podem ser decorrentes da respiração bucal, por má formação dos arcos dentais.
O que se avalia na primeira visita de um bebê banguela?
Mesmo sem os dentes, na primeira consulta, é possível avaliar e orientar sobre vários aspectos como o tamanho e posicionamento dos arcos dentais superiores e inferiores, o posicionamento correto e a tonicidade da língua, o fechamento labial, a tão importante e tão temida higiene bucal, a presença de freio lingual e labial.
Após esta avaliação, serão realizados procedimentos terapêuticos, se necessários. Trazer o bebê ao odontopediatra revela os cuidados especiais que a mãe deve ter com o seu filho, proporcionando condições de saúde e qualidade de vida.
De quanto em quanto tempo "meu bebê" deve visitar o odontopediatra?
As visitas deverão ocorrer a cada 2 meses. Esse acompanhamento é de fundamental importância para promover um bom posicionamento dos arcos dentais, tentando evitar, assim, por exemplo, o uso de aparelhos ortodônticos, criando um sorriso bonito e uma criança feliz !
Como o bebê é atendido no consultório do odontopediatra?
A mãe não precisa se preocupar !
O bebê ficará instalado confortavelmente como demonstram as figuras abaixo.
A cadeira utilizada para o atendimento do bebê adapta-se perfeitamente à cadeira odontológica que, junto com brinquedos coloridos e música, permite, ao bebê, uma sensação de bem-estar e aconchego, evitando o choro e o stress. Desse modo, os pais se sentem tranqüilos, na certeza de que seu bebê será bem acolhido e tratado dentro das mais modernas técnicas da odontopediatria.