Conheça melhor: O OLHO.
O que é Epífora?
É o lacrimejamento excessivo. Acontece por excesso de produção de lagrima ou por dificuldade em sua drenagem.
Como a lágrima é escoada do olho?
A lágrima flui para o saco lacrimal através dos pontos lacrimais e canalículos superior e inferior localizados nasalmente nas pálpebras. Do saco lacrimal a lágrima é bombada para o ducto nasolacrimal pelo movimento das pálpebras no piscar. O ducto nasolacrimal se abre na cavidade nasal.
O que é Obstrução de Via Lacrimal Congênita?
Dentre as alterações congênitas que ocorrem na via lacrimal, a obstrução nasolacrimal congênita (ONLC) é a mais comum, acometendo 20% dos recém-nascidos. O lacrimejamento excessivo é causado pela presença de uma membrana que fecha a parte distal do ducto nasolacrimal e desta forma impede a livre passagem da lágrima para o nariz. Normalmente esta membrana se abre no ou antes do nascimento.
Existem outras causas de lacrimejamento excessivo?
O glaucoma congênito, conjuntivite, lesões na córnea, corpos estranhos, irritantes químicos podem levar a epífora.
O Recém Nascido tem lágrima?
A produção de lágrimas inicia-se na primeira ou na segunda semana de vida. Assim, a maioria das crianças portadores de ONLC apresenta o início da epífora em idade inferior a 1 mês.
Como é o tratamento?
- Colírios de antibiótico são usados se existir infecção.
- Massagem do saco lacrimal 3x/d é fundamental para evitar infecção e romper a membrana. Quando isto não ocorre até 6-12 meses de vida, a membrana é aberta através de sondagem de via lacrimal.
- As complicações são raras e a resolução espontânea até um ano de idade é a regra em aproximadamente 95% das crianças. Raramente é necessária cirurgia mais complexa.