Palavra de Especialista > Vascular > Dr. João Paulo Tardivo

VOLTAR

Varizes

Especialista:

Dados do profissional

O que são varizes?
São veias dilatadas e tortuosas. Os sintomas podem ser os mais variados, ou nem apresentar sintomas. As varizes poderão ser susceptíveis de complicações, como flebites ou sangramentos. Quando muito pequenas têm apenas importância estética.

Elas só aparecem nas pernas?
Não. Existem varizes esofágicas, muito mais graves devido o risco de hemorragias digestivas. As hemorróidas também são um tipo de varizes. Existem microvarizes na face e nariz, também com importancia estética.

O que pode causar varizes?
Geralmente existe uma história familiar. Pais ou avós com varizes têm grande chance de ter filhos ou netos com varizes. Mas o fator mais importante para seu desencadeamento é o ortostatismo prolongado, ou seja, ficar em pé muitas horas por dia. Então, em algumas profissões encontramos mais pessoas portadoras de insuficiencia venosa. Como exemplo temos os balconistas, garçons, cirurgiões(?), etc.

Andar muito ou ficar muito em pé pode provocar varizes?
Como já respondemos na questão anterior, sim. Porém ficar parado é muito pior, pois enquanto caminhamos, os músculos da panturrilha bombeiam o sangue para o coração e quando estamos parados o sangue fica mais tempo acumulado nas pernas. O excesso de exercício tambem pode causar uma sobrecarga nas veias, se elas forem fracas, e podem piorar com musculação, por exemplo. O exercício ideal é dentro da água (natação e hidroginástica são os ideais para quem tem tendência a desenvolver a doença varicosa).

Quando eu devo procurar um cirurgião vascular para resolver varizes?
Sempre que tiver varizes é importante fazer uma avaliação com o vascular para saber qual a melhor conduta. Às vezes, um bom tratamento clínico pode ser até melhor que uma cirurgia. Cada caso deve ser avaliado em particular.

|Então existem tipos diferentes de varizes?
Sim. Existem as varizes essenciais (sem causa definida), as varizes pós-gravídicas e as varizes pós-flebiticas, que ocorrem após tromboses venosas.
Quanto ao tratamento, temos varizes com potencial cirúrgico, varizes que melhoram com o tratamento clínico e varizes que precisam de tratamento mais urgente, quando existe risco de hemorragia ou trombose.
Dependendo da idade do paciente e se ele é portador de outras doenças, às vezes, medidas clínicas são as mais indicadas.

Existe tratamento clínico (remédios, naturais ou não) para varizes?
Varizes costumam apresentar dor tipo peso e cansaço nas pernas, e às vezes inchaço. Existem medicamentos naturais e outros com baixa toxicidade e que podem ser usados com resultados muito bons.

Quando se opera as varizes? A recuperação e os resultados são bons?
Varizes muito grandes que apresentam desconforto e risco devem ser operadas. É necessário um estudo prévio. Geralmente basta um eco doppler que é um exame não invasivo, para orientar melhor o cirurgião quanto à extensão da cirurgia. A recuperação costuma ser rápida, variando com o tamanho da cirurgia. O resultado ideal é aquele onde há melhora funcional do sistema venoso, melhora dos sintomas e boa qualidade estética. Cada caso vai ter uma resposta que depende da idade do paciente, do repouso que ele dedicar no pós-operatorio, do tamanho da cirurgia, e de fatores individuais.