Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Aleitamento materno e ganho de peso na infância

Do site do Instituto Girassol

02/03/2015

Estudo realizado nos Estados Unidos, publicado no Pediatrics (01/12/2014), relacionou a duração do aleitamento materno com o ganho de peso na infância.

Foi realizado um estudo prospectivo observacional, recrutando mulheres de uma região rural de Nova York. Os dados dos recém-nascidos (n=595) foram tabulados e foram acompanhadas as evoluções de peso e estatura de 0 a 24 meses dessas crianças.

Os dados foram comparados e os fatores de risco individuais e o ganho de peso foram incluídos em uma tabela de risco de obesidade (IMC, educação e uso de cigarro das mães durante a gestação). 

As crianças foram distribuídas em três grupos:
- Aleitamento materno por menos de 2 meses;
- Aleitamento materno entre 2 e 4 meses;
- Aleitamento materno por mais de 4 meses.

Os resultados mostraram que crianças de alto risco para obesidade, que foram amamentadas por menos de 2 meses, tinham maior tendência de apresentar um padrão de ganho de peso crescente do que estável.

Os autores concluíram que crianças com maior risco de obesidade parecem se beneficiar mais de um aleitamento materno prolongado. O diagnóstico de mães de recém-nascidos de maior risco para obesidade e a promoção de aleitamento materno prolongado nesse grupo pode ser um importante fator de proteção contra o sobrepeso e a obesidade em uma janela crítica de desenvolvimento.

Comentários: Baseando-se no fato de que a suspensão precoce da amamentação pode exacerbar o ganho de peso desde muito cedo e que essa situação está associada a um maior risco de obesidade mais tardiamente na infância, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, no que diz respeito ao aleitamento materno (desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais), está em conformidade com as propostas dos autores do estudo.

Publicação: Health Day
Referência: Stacy J. Carling, Margaret M. Demment, Chris L. Kjolhede and Christine M. Olson. Breastfeeding Duration and Weight Gain Trajectory in Infancy. PEDIATRICS Vol. 135 No. 1 January 1, 2015 pp. 111 -119  DOI: 10.1542/peds.2014-1392

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545