Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Efeito protetor do aleitamento materno exclusivo na evolução de crescimento – estudo cohort

Do site do Instituto Girassol

17/04/2015

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) na evolução do IMC em crianças desde o seu nascimento durante 60 meses (5 anos).

Foram colhidos dados a respeito de duração de aleitamento materno, IMC materno pré-gestacional, relação peso-para-estatura das crianças a cada 3 meses (até os 5 anos de idade), de 60.190 mães e crianças atendidas em clínicas (WIC – Women, Infant and Children), na costa central da Califórnia.

Os resultados mostraram que AME de 0 a 3 e de 0 a 6 meses teve efeito protetor em relação a níveis de IMC em z-score acima da média. Essa relação é importante até 15 meses em meninas e 18 meses em meninos. Já os bebês que não tiveram AME apresentavam z-scores mais elevados em qualquer ponto da curva.

Aos 5 anos de idade, os bebês que receberam AME de 0 a 3 meses tinham IMC mais baixo e entre 0 a 6 meses IMC ainda mais baixo., quando comparados aos grupos em que não foi constatado o AME. Já as mães com IMC mais elevado pré-gestacional mostraram uma tendência a terem filhos com z-scores maiores para IMC.

Comentários: Muito se estuda a respeito dos benefícios do AME, como se essa comprovação ainda fosse necessária. A relação AME e obesidade é um dos temas bastante polêmicos, sendo que sua avaliação, quando falamos em indivíduos adultos, sofre a influência de diversos fatores além do aleitamento (introdução alimentar, vínculo familiar, hábitos sociais, culturais, sedentarismo e outros distúrbios de saúde).

Já quando abordamos a obesidade infantil, cada vez mais, os estudos comprovam a relação direta de um maior período de AME com a prevenção da doença crônica epidêmica não transmissível mais prevalente dos últimos 30 anos. É necessário um esforço maior de todos os setores da sociedade no sentido de promover o aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais e adequar a nossa realidade às expectativas da OMS.

Publicação: The FASEB Journal (Federation of American Societies for Experimental Biology)
Fonte: Arevalos, L., Nicholson, L., & Papathakis, P. (2015). Exclusive Breastfeeding Protective for Growth Trajectory to 5 Years in a WIC Cohort.The FASEB Journal, 29(1 Supplement), 901-9.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545