Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Duração do aleitamento materno – Desmame precoce: Nós consideramos suficientemente os fatores de risco?

Do site do Instituto Girassol

09/07/2015

O aleitamento materno (AM) é a fonte nutricional recomendada para os primeiros 6 meses de vida do bebê. Entretanto, em regiões industrializadas, essa é uma meta de difícil obtenção. 

Esse estudo prospectivo, realizado na Áustria, acompanhou as práticas de aleitamento em 555 duplas de mães-bebês por 24 meses após o parto, através de entrevistas pessoais ao nascimento e 7 entrevistas telefônicas estruturadas.

Nessa amostragem, as taxas de aleitamento materno exclusivo (AME) na alta da maternidade eram de 71,3% e de aleitamento materno parcial eram de 11,9% (16,8% já saíram em aleitamento artificial total). 

A introdução de alimentação suplementar nos primeiros dias de vida aconteceu em 61,7 % dos casos analisados. Nesse grupo, a duração do AM foi bem menor. Aos 6 meses, apenas 9,4% das mães estavam em AME, enquanto que 39,5% estavam em aleitamento materno parcial. 

Entre os fatores de risco para o desmame precoce, foram ressaltadas a introdução precoce de suplementação alimentar, percepção de leite insuficiente, baixa autoconfiança no aleitamento, baixa idade e baixo nível de instrução da mãe.

Os autores concluíram que a compreensão dos fatores de risco pode indicar caminhos para se oferecer um suporte mais adequado às mães e prevenir a morbidade de curto e longo prazo consequente ao desmame precoce. 

Comentário: Mais uma vez, fica patente a importância da informação e do estímulo ao aleitamento materno desde a sala de parto e a influência da introdução precoce de outro tipo de alimento e da falta de autoconfiança da mãe na alta taxa de desmame precoce.

Cabe aos profissionais de saúde, através de uma política mais direcionada à proteção do aleitamento materno, favorecer as possibilidades de seu inicio desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais.

Publicação: Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition
Fonte: Karall, D., Ndayisaba, J. P., Heichlinger, A., Kiechl-Kohlendorfer, U., Stojakovic, S., Leitner, H., & Scholl-Bürgi, S. (2015). Breastfeeding Duration-Early Weaning: Do We Sufficiently Consider the Risk Factors?. Journal of pediatric gastroenterology and nutrition. 
(C) 2015 by European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition and North American Society for Pediatric Gastroenterology.
DOI: 
http://doi:10.1097/MPG.0000000000000873

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545