Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Práticas de aleitamento materno exclusivo relatadas pelas mães e a introdução de líquidos adicionais

Do site do Instituto Girassol

13/09/2015

Esse estudo avaliou os conceitos de aleitamento materno exclusivo (AME) de mulheres lactantes no que diz respeito ao momento de introdução de outros líquidos adicionais na alimentação de seus bebês.

Foi feito um questionário direto a 309 mães que tiveram seus partos realizados em um hospital Universitário em São Paulo e os resultados mostraram que 30% das mulheres relataram introdução de algum líquido antes de os seus bebês completarem os 6 meses de idade. Ao mesmo tempo, essas mulheres julgaram estar praticando o AME.

A falta de emprego, idade materna baixa e primeira gestação foram as variáveis que se associaram com mais frequência á introdução precoce de líquidos (antes dos 6 meses).

Os autores concluíram que o conceito de AME pode não ser totalmente claro para as mulheres. Esses fatos demonstram que a promoção do aleitamento materno deveria levar em consideração as crenças e valores para conseguir o diálogo e a compreensão efetiva com essas mães.

Comentário:

Mais um estudo brasileiro publicado, dessa vez, em uma Revista Latino-Americana de Enfermagem, publicada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo.

Quando nos propusemos a apresentar uma aula em uma Jornada de Atualização em Nutrição Pediátrica com o tema “Aleitamento Materno – A vida como ela é”, a intenção era chamar a atenção para fatos como esses.

A INFORMAÇÃO, que imaginamos ser transmitida de forma tão precisa e clara, nem sempre é recebida da mesma forma. É fundamental que, além de conhecermos a população com que trabalhamos, estejamos preparados para modificar nossa abordagem a fim de obter melhores resultados, independente do tema abordado.

O aleitamento materno, por ser uma prática “natural”, carece de orientação adequada, na maior parte das situações, tanto no pré-natal, quanto nas maternidades (particulares ou públicas), incluindo, aí, a necessidade de uma abordagem mais apropriada do pediatra, que nem sempre está preparado para essa atuação.

Devemos encarar o aleitamento materno com a seriedade e a abrangência que o tema merece. Para isso, nessa última Jornada, junto com a Dra. Lélia Cardamone Gouvea, nos propusemos, em um dos intervalos, a uma atividade extra de esclarecimento sobre problemas relacionados ao tema, que foi de extrema relevância para nós e para os que nos procuraram.

Publicação: Scielo
Fonte: de Souza Campos, A. M., de Oliveira Chaoul, C., Carmona, E. V., Higa, R., & do Vale, I. N. (2015). Prática de aleitamento materno exclusivo informado pela mãe e oferta de líquidos aos seus filhos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 23(2), 283-290.
OI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0141.2553

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545