Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

A importância da nutrição materna durante a amamentação: Mães que amamentam precisam de suplementos nutricionais?

Do site do Instituto Girassol - Profissionais

30/01/2016

Esse artigo, publicado nos Anales de Pediatría (setembro de 2015) da Academia Española de Pediatría, avalia a importância da alimentação materna adequada desde a gestação até o período e amamentação para seu estado nutricional e sua influência na composição do leite materno e a necessidade da suplementação de certos nutrientes para um equilíbrio nessa fase.

Segundo os autores, as reservas nutricionais de uma mulher no período de lactação podem ser afetadas como resultado da gestação, da perda de sangue durante o parto e pela perda de nutrientes através do leite materno. Os nutrientes presentes no leite materno são procedentes da dieta materna ou de suas reservas.

Segundo os autores, o leite materno tem um a composição bastante constante e a dieta materna afeta apenas alguns componentes, como a gordura ingerida. Carboidratos, proteína, cálcio e ferro não sofrem alteração importante, mesmo que a mãe não receba quantidades adequadas desses nutrientes em sua dieta. Já nos casos de vitaminas hidrossolúveis, vitamina A e D, a deficiência na dieta prejudica as quantidades no leite materno de forma direta. Um alerta importante é sobre a necessidade de uma dieta nunca inferior a 1.800 calorias nessa fase (lactação).

Comentário:

A orientação correta para as mães, durante a amamentação, é de fundamental importância e deve ser realizada por profissionais da área de saúde. Exemplificando os riscos, o consumo exagerado de gorduras trans, presentes em algumas preparações caseiras e em maior quantidade nos alimentos industrializados (p.ex., sorvetes, biscoitos recheados e alimentos pré-prontos congelados), eleva a concentração desse tipo de gordura no leite materno com subsequente modificação na composição corporal do recém-nascido (RN) e aumento de massa gorda. A concentração de alguns micronutrientes no leite materno depende da dieta consumida pela mãe.

Esse parágrafo está no Manual de orientação do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (2012).

Durante as consultas de puericultura, precisamos ter um olhar especial na avaliação das características adequadas da dieta materna. Muitas vezes, o ganho ponderal que tanto preocupa os pediatras e os impele à introdução de fórmulas lácteas para suplementação pode ser evitada com uma adequação da ingesta alimentar da mãe.

No final do artigo há um quadro (tabela 2) que traz conselhos interessantes como o aporte hídrico, a manutenção de 5 refeições por dia (mínimo de 1.800 calorias), evitar ou diminuir o consumo de cafeína, álcool e tabaco, suplementação de vitamina B12 e ácido fólico em todas as mães vegetarianas e uma suplementação de iodo durante toda a amamentação.

Publicação: PubMed.gov
Fonte: Segura, S. A., Ansótegui, J. A., & Díaz-Gómez, N. M. (2015, September). La importancia de la nutrición materna durante la lactancia,¿ necesitan las madres lactantes suplementos nutricionales?. In
 Anales de Pediatría. Elsevier Doyma.
doi:10.1016/j.anpedi.2015.07.024

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545