Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Mitos na Homeopatia

Do site Minha Vida

Nada de achar isto ou aquilo; chegou a hora das certezas.

30/05/2007

Sabe aquela história que quem conta um conto aumenta um ponto? Que meias-verdades com a repetição viram verdades absolutas? Fofocas são criadas assim.

Quer um exemplo. Você já ouviu a expressão: Quem não tem cão caça com gato.
Você conhece alguém que caçou com gato ? E se você fosse caçar com um gato, o que você conseguiria caçar ? Ratos ? 

Isso não faz sentido. Mas sabe por que ? Porque essa não é toda a verdade. O correto é:
Quem não tem cão caça COMO gato. O gato é um grande caçador e se você não tem um cão para te ajudar a caçar, você vai caçar como se fosse um gato: sozinho.

Isso vale para a primeira destas meia-verdades que vamos começar a esclarecer agora:
HOMEOPATIA É LEGAL MAS DEMOOOOOOOOOOOOOOORA PARA FAZER EFEITO. 

O tempo de duração do tratamento das doenças é muito relativo. Cada paciente tem uma forma particular de reagir aos estímulos que depende de vários fatores (idade, outras doenças associadas, tratamentos anteriores que já foram usados, etc). 

Se você tem uma doença crônica, digamos uma enxaqueca, há 15 anos, e quiser tratá-la com homeopatia, necessitaremos, por exemplo, de 2 anos de tratamento para que você se reequilibre e não precise mais tomar medicamentos para este quadro. Isso não quer dizer que você ficará tomando medicamentos durante todo este tempo e nem que você terá dores de cabeça por todo este período. Isso significa que você precisará passar por consultas, acompanhamento e, quem sabe, medicamentos durante esse período para não ter mais este incômodo. 

Mas, se você está com uma dor de cabeça agora, não dá para esperar 2 anos pra se reequilibrar e para o teu organismo cuidar desta crise. Você precisa de alívio agora. Para este quadro, a homeopatia também tem um tratamento, usando o mesmo remédio que você toma para tratar a tua enxaqueca crônica, só que usado de forma diferente (várias vezes ao dia ou de 1 em 1 hora ou a cada 15 minutos). 

Se isso não resolver, podemos utilizar outro medicamento, circunstancial, apenas para acalmar esta crise e, a seguir, retomar o tratamento de manutenção.

Desta forma, atingimos o alívio dos sintomas mais rapidamente, às vezes, do que com outro tipo de tratamento medicamentoso ou não, de forma suave e definitiva.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545