Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Lonely Planet - Longo vôo para o Oriente médio

05/08/2009

"Farei uma viagem razoávelmente longa para o Oriente Médio e escuto muitas histórias sobre problemas de circulação durante o voo, até com o risco de causar uma trombose. Isso é verdade? E o que devo fazer para evitar correr riscos? Muito obrigado."
César Pacheco - Cuiabá


Apesar de ser menos comum do que se imagina, os quadros de trombose venosa e de embolia pulmonar (quando um trombo se solta na circulação e vai para os pulmões com risco de morte) podem (e devem) ser prevenidos, especialmente se você vai ficar muito tempo (horas) sentado, na mesma posição, prejudicando a circulação.

Os sintomas mais comuns da trombose venosa profunda são a dor, inchaço e vermelhidão no local que podem aparecer até 3 dias após a viagem. A embolia pulmonar aparece com grande falta de ar e desconforto respiratório agudo.

Foi conhecida na década de 1990 como "síndrome da classe econômica", porque o espaço entre os assentos do avião, muito estreitos, em viagens longas, favorecia a trombose. Essa fama era injusta porque a trombose pode acontecer em viagens de ônibus, trens e até carros.

Assim, antes de viajar, se você usa hormônios (anticoncepcional, p.ex.), teve trombose ou tem história familiar de tendência, consulte um médico para orientações sobre o uso de meia elástica ou medicamentos. Nunca se automedique.

Use roupas e calçados confortáveis, hidrate-se bem, evitando excesso de bebida alcoólica e cafeína.

Mesmo querendo a janelinha, escolha assentos que facilitem saídas para banheiro e caminhadas (sempre que for permitido e seguro).

Mude de posição na cadeira, sem cruzar as pernas por muito tempo e mexa bem os pés e pernas, mesmo sentado.

E, se houver possibilidade, prefira executiva ou primeira classe para começar e terminar bem a sua boa viagem.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545