Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

O brinquedo certo para cada fase das crianças - 1 a 3 anos

23/08/2009

"Nessa idade, a criança se movimenta mais. Os brinquedos devem, então, incentivá-las a andar", diz Chencinski. "Essa é a hora de estimular o equilíbrio", conta Maria Ângela.

Para isso, ambos sugerem brinquedos que possam ser puxados ou empurrados. Chencinski recomenda também bonecos ou bonecas grandes para a criança pegar, apertar e reconhecer as formas do próprio corpo no brinquedo. "A boneca não precisa falar ou chorar, tem apenas que possibilitar interação suficiente para a criança se entreter", diz.

É importante também estimular o envolvimento com outras crianças. Isso pode ser feito, quando a criança começa a andar, com bolas um pouco maiores, que elas possam tentar chutar.

Chencinski sugere ainda brinquedos com peças de diferentes tamanhos para serem colocadas umas dentro das outras: "a criança aprende a reconhecer as formas e desenvolve a noção de espaço ao interagir com elas". São recomendados também os cubos mágicos, nos quais elas aprendem a abrir e fechar um velcro, um zíper e uma fivela.

Brinquedos Recomendados:
- brinquedos de puxar e empurrar;
- blocos para empilhar ou encaixar;
- brinquedos de encaixe simples;
- livros de pano com figuras simples, grandes e coloridas;
- bonecos grandes;
- triciclos com ou sem pedal;
- cavalinho de balanço;
- cubo mágico;
- peão sonoro de metal;
- quebra-cabeças simples (a partir dos 2 anos).


Essa matéria foi publicada no site da UOL-Educação (24/09/2008).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545