26/08/2009
Brincar é mais do que uma atividade lúdica. A ação serve para estimular habilidades características de cada fase do desenvolvimento infantil.
"Para isso, é fundamental que quando utilizado um brinquedo, ele esteja adequado à idade e ao interesse da criança", conta Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e coordenadora da brinquedoteca da instituição.
Veja sugestões de brinquedos para cada fase do desenvolvimento infantil:
0 a 12 meses
1 a 3 anos
3 a 5 anos
5 a 7 anos
7 a 10 anos
"Alguns pais tendem a comprar brinquedos recomendados a idades mais avançadas à do filho por acreditarem que isso acelerará o desenvolvimento da criança, o que acaba desestimulando e causando desinteresse", explica Maria Ângela.
A educadora recomenda que as indicações colocadas nas embalagens dos produtos sejam seguidas e que os pais prestem atenção na fase em que o filho se encontra na hora de comprar um brinquedo novo.
"Dessa forma, evita-se que a criança olhe para o brinquedo uma primeira vez e nunca mais volte a usá-lo", complementa o pediatra Moisés Chencinski, autor do livro "Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego", da Pólen Editorial
Essa matéria foi publicada no site da UOL-Educação" (26/09/2008) e no site do Colégio Vivendo e Aprendendo (10/10/2008), no blog Falando mais do que a boca (11/10/2010).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545