09/08/2009
O que as pessoas procuram saber sobre o tratamento homeopático está claramente revelado no livro do Dr. Moises Chencinski , "Homeopatia - mais simples do que parece", lançado recentemente em São Paulo. O autor é médico formado em escolas tradicionais de medicina, especializado em pediatria, com pós-graduação na área de homeopatia.
O livro, escrito numa linguagem clara, bem humorada, utiliza a síntese das dúvidas trazidas pelos pacientes ao consultório para mostrar que a homeopatia não é nenhum bicho de sete cabeças.
Entre as informações que o livro apresenta está o primeiro contato da homeopatia com o Brasil, em 1810, através do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, que conheceu a teoria dessa "nova forma de curar" através de cartas trocadas com Samuel Hahnemann (seu criador). Desde então, a homeopatia ganhou reconhecimento em todo o país, sendo utilizada, também, por Rui Barbosa, Monteiro Lobato, entre outros. Finalmente, em 1980, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Um dos objetivos da obra é desmistificar essa ciência que nada tem de religiosa, esotérica ou espiritual. Algumas "meias-verdades" precisam ser desmascaradas. Por exemplo: Homeopatia demora par fazer efeito? Não se pode misturar homeopatia com outros tipos de tratamento? E as vacinas podem ser aplicadas em pacientes sob tratamento homeopático?
Para completar, o livro vem com um dicionário "homeopatês-português" que "traduz", em termos simples, os principais verbetes utilizados por especialistas e leigos a respeito da homeopatia.
Os flagrantes abaixo são da bem sucedida noite de autógrafos.Flagrantes do lançamento
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545