Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Homeopatia e a melhor idade

19/09/2009

HOMEOPATIA E A MELHOR IDADE

A melhor idade. Assim poderia ser definida esta fase da vida. Alguns preferem chamá-la de envelhescência - "A envelhescência nada mais é do que uma preparação para entrar na velhice assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade" - ou - Adolescência vai dos 10 aos 20 anos, a envelhescência do 45 aos 65. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente" - numa alusão clara a mais uma fase de adaptação (texto do Mário Prata na internet: www.releituras.com/marioprata_envelhece.asp, que é bastante enriquecedor).

Mas, para que cheguemos calma e suavemente a essa fase da vida de todos nós (e nossos pais e nossos avós) e possamos vivê-la na plenitude de suas características, há que se preparar durante as fases anteriores, por meio de uma alimentação saudável, hábitos regulares de atividade física e intelectual, uma vida social e familiar agradável.

Mas, mesmo assim, não está garantida nossa trajetória vitoriosa à matur idade . Da mesma forma que devemos cuidar, por exemplo, de nossos carros ou eletrodomésticos com revisões preventivas e, mesmo assim, às vezes temos que levá-los ao mecânico ou técnico, o acompanhamento médico rotineiro preventivo é fundamental para a manutenção do bom funcionamento de nossas "máquinas".

Atendo muitos pacientes nesta fase de vida. A maioria me causa inveja (mas é uma inveja saudável). "Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: é um eterno envelhescente! Que bom". Isso mesmo, Mário Prata, outra vez. Parece que eles descobriram a fonte da energia e planejam permanecer como eternos envelhescentes.

Gosto de conversar com eles (e elas) durante as consultas para desvendar, cada vez mais, os seus mistérios. E através deste conhecimento, sinto-me cada vez mais habilitado a cooperar com seus anseios, promovendo, através do acompanhamento médico clínico e homeopático, melhores condições de saúde, nessa fase.

Pacientes hipertensos, com problemas de colesterol, triglicérides, diabetes, insônia, depressão, obesidade, quadros articulares podem aparecer em qualquer fase de nossas vidas. Entretanto, é na 3ª idade onde elas se fazem mais presentes e prejudicam, em maior intensidade, a qualidade de vida.

A homeopatia pode ser usada em qualquer uma dessas situações, isoladamente ou em conjunto com outras medidas medicamentosas, e tem conseguido auxiliar esses pacientes, desde o momento em que sou procurado (quanto antes melhor) naquilo que a medicina tem em sua definição encontrada no Dicionário Aurélio: A arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças.

PS.: As citações do escritor Mario Prata foram extraídas do livro "100 Crônicas", Cartaz Editorial/Jornal O Estado de São Paulo, São Paulo, 1997, pág. 13 e do site: www.releituras.com

Dr. Moises Chencinski é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez especialização em Pediatria pela Santa Casa de São Paulo e em Homeopatia pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia (CEPAH) e é autor do livro "Homeopatia - mais simples do que parece".


Este artigo foi publicado no site da Glorinha Cohen (20/09/2007), no site eAgora Newslink Services (26/09/2007), no Grupo ABCD de Jornais - Diário Regional (02/10/2007), no site Natural Vital (04/10/2007), na Revista (edição nº 94 - ano-7), no site do Portal TodoDia - Campinas (20/10/2007), no site Circuito On-line (31/10/2007).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545