Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Você conhece a homeopatia? - A homeopatia pode ser considerada mais eficaz que a alopatia

13/09/2009

Cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente, mas na sua totalidade. Na homeopatia, as otites ou as bronquites são parte do quadro a ser tratado. Assim, quando escolhemos um medicamento homeopático, mesmo para o quadro agudo, levamos em consideração, não só os dados da doença (lembre-se que antes de tudo somos médicos), mas também a forma de reagir do nosso paciente (apetite, sono, humor, intestino, sede, etc). Desde que saibamos para que estamos usando cada medicamento, não há qualquer problema na sua utilização conjunta.

Esta decisão segue o critério do médico homeopata responsável pelo caso. Há homeopatas que não usam a alopatia de forma alguma. Esta é uma opção pela qual eles se responsabilizam. E há homeopatas, e eu me incluo neste grupo, que não encontram problemas em associar, de uma forma criteriosa, os medicamentos alopáticos. E esta é uma outra opção pela qual eles se responsabilizam.

De qualquer forma, há situações onde o medicamento alopático é absolutamente fundamental. Quando houver um desequilíbrio orgânico muito grave, com perda de função ou de estrutura de partes do corpo ou de um órgão, pode ser necessário, para a manutenção da vida, o uso de medicamentos alopáticos. Podemos citar quadros como câncer, AIDS, hipotireoidismo, diabetes como alguns dos exemplos onde a alopatia é indispensável. Nestes casos, a homeopatia pode ser muito útil no equilíbrio do paciente, agindo de forma tal que as doses dos medicamentos alopáticos necessárias para o adequado tratamento de nosso paciente possa ser mais reduzida do que a dose habitual, atingindo o mesmo efeito final.

Chás, florais, remédios naturais, fitoterápicos não são remédios de Homeopatia, mas podem ser usados em conjunto com a Homeopatia. Acupuntura também. Mas destes, só a Acupuntura e a Homeopatia são, hoje, especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545