Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Esse parece muito, mas também não é: Antroposofia

14/10/2009

Entre as assim chamadas "terapias alternativas", a Antroposofia é uma das que mais se aproximam da homeopatia, quer seja pela abordagem holística, focada no ser humano, como por seus medicamentos (que, além de tudo, são comercializados em farmácias de homeopatia).

Mesmo, assim, vale a pena entender que são linhas diferentes de tratamento, prescritas por profissionais que fizeram cursos diferentes de especialização.

A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, com provas de título realizadas pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), vinculada à Associação Médica Brasileira (AMB).

O que é a Antroposofia?
A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", é uma visão filosófica introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner. Pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana.

O que é a Medicina antroposófica?
A Medicina Antroposófica surgiu na Europa no início do século XX, baseada na imagem do homem trazida pela Antroposofia ou Ciência Espiritual do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 - 1925). A pioneira desse trabalho foi a médica Ita Wegman (1874 - 1943), que a partir de diálogos com Rudolf Steiner, desenvolveu as bases de uma nova arte médica, indicando medicamentos e terapias para diversas doenças.

A Medicina ampliada pela Antroposofia (MaA) pode ser considerada uma ampliação da medicina convencional visto que, além dos conhecimentos desta, utiliza a imagem do ser humano e do mundo segundo a Antroposofia. Dessa forma, considera o homem como constituído, além de sua parte física (objeto de estudo e tratamento da medicina convencional), também de uma parte vital, outra emocional (considerada também na medicina psicossomática) e de um cerne espiritual individual.

A Medicina Antroposófica é uma prática exclusivamente médica, enriquecida pelo trabalho conjunto, interdisciplinar com outros profissionais, tais como: massagistas rítmicos, terapeutas artísticos, euritmistas e psicólogos.

O que caracteriza a Medicina Antroposófica?
Diante de uma doença, o médico antroposófico vai considerar o quadro clínico do paciente – seus sintomas, os dados de anamnese, de exame físico, os exames laboratoriais ou por imagem – como qualquer outro médico. Mas também vai pesquisar como está a vitalidade desse paciente, o seu desenvolvimento emocional e como ele tem conduzido sua vida através dos anos, sua história de vida ou biografia. O diagnóstico convencional pode, então, tornar-se mais profundo e individualizado.

A origem dos desequilíbrios pode ser identificada e transformada através da terapêutica. Esta envolve o uso de medicamentos produzidos com substâncias da natureza – minerais, plantas e até de alguns animais (abelha, corais) – por meio de técnica homeopática (diluição e dinamização), de processos específicos da farmácia ampliada pela Antroposofia (como é o caso dos medicamentos à base de metais) e de fitoterápicos. Mas também pode ser necessário o uso concomitante de medicamentos convencionais (alopáticos).

Além de remédios, o médico antroposófico também prescreve orientações alimentares, de saúde em geral e de estilo de vida, além da possibilidade de trabalho conjunto com as terapias ligadas à Medicina Antroposófica.

A antroposofia só influenciou a medicina?
Não. Muitas outras áreas práticas do conhecimento humano foram influenciadas pela Antroposofia, como é o caso da Pedagogia Waldorf, da Agricultura Biodinâmica, da Arquitetura de inspiração Antroposófica, da Farmácia, da Pedagogia Curativa e também da Economia e Gestão Empresarial.

Links sobre Antroposofia
Site da Sociedade Brasileira de Medicina Antroposófica
Site da Sociedade Antroposófica do Brasil

Até agosto com mais alguns esclarecimentos.


Este artigo foi publicado no site Plena Mulher (13/07/2010).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545