06/10/2009
Especialistas falam sobre prevenção e gravidez na adolescência
A mídia tem noticiado a gravidez de algumas personalidades adolescentes e novelas retomaram esse assunto, o que transformou o tema em mote de discussão entre pais e educadores.
De acordo com a ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Dra. Denise Coimbra, existem vários métodos contraceptivos que podem ser usados pelas adolescentes para evitar a gravidez. Mas, que, quando já estão gestantes, elas as adolescentes precisam cuidar ainda mais do próprio corpo e o pré-natal é de extrema importância. "É nesse momento que a responsabilidade da adolescente começa, já que nessa fase, ela já terá que se preocupar com um ser que depende exclusivamente dela".
Para Maria Helena Vilela que é diretora do Instituto Kaplan (entidade que desenvolve ações para educação sexual) as orientações para os jovens devem começar na escola: "Através do projeto Vale Sonhar, que capacita educadores com foco na sexualidade do adolescente, conseguimos reduzir em 91% o índice de gravidez na adolescência nos 14 municípios do Vale do Ribeira (SP). Esse programa foi implantado também em Vitória e Maceió".
Segundo o pediatra Moises Chencinski, que acaba de lançar o livro "Gerar e Nascer – um canto de amor e aconchego", a maioria das mães adolescentes sente medo em cuidar dos bebês e que acabam sempre pedindo socorro pra as avós: "as adolescentes devem aprender que o vínculo criado com o bebê é vitalício e começa na gestação e ele é muito importante para o desenvolvimento da criança".
Este artigo foi publicado no site da Agência News Free (20/09/2008)
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545