Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Leite materno: sábado é dia

08/10/2009

No dia 1º de agosto, é comemorado o Dia da Amamentação. E, quando o assunto é a alimentação do bebê, é muito comum que se despertem dúvidas nas mamães. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, ele fornece à criança todos os nutrientes necessários, na medida certa.

Uma das dúvidas mais frequentes nas mães é sobre o próprio leite, se existe leite materno fraco. Bom, a resposta é: não. Segundo o pediatra Moises Chencinski, o que existe é muito leite ou pouco. No início, há pouca produção do mais concentrado, rico em anticorpos. Já por volta do 3º ao 7º dia, ocorre o aumento do volume das mamas e da produção do leite materno.

Para que não ocorra a diminuição do leite materno durante a amamentação, é de extrema importância que as mães se alimentem bem, tomem bastante líquido e descansem para equilibrar a produção do leite.

Benefícios

O leite materno é essencial para a proteção de doenças respiratórias e diarreicas, contra alergia alimentar, além de servir de prevenção contra aquelas doenças de adultos que estão cada vez mais frequentes na infância, como obesidade, colesterol, entre outras.

O pediatra explica ainda que a amamentação beneficia também as mães, pois esse processo faz com que o útero volta ao seu tamanho normal mais rápido. "Além de acelerar a fase que o útero leva para voltar ao tamanho normal, a amamentação também previne quadros de anemia, e diminui o sangramento pós-parto. Além disso, o vínculo mãe, bebê e pai também se fortalece", afirma Moises Chencinski.

Em situação de dúvida ou risco em relação à amamentação, é muito importante que a mulher procure um pediatra ou um obstetra. Esses profissionais estão devidamente preparados para orientar as famílias até o crescimento da criança.


Este artigo foi publicado no site Gazeta on-line (30/07/2009)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545