Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Também parece, mas não é: florais

21/10/2009

De uma forma geral, todo medicamento que não leva química, que não é produzido pelas indústrias farmacêuticas, acabou sendo encarado, por uma ou outra razão, como sendo homeopático.

Entre eles, os florais são dos os mais citados pelos pacientes como sendo parte do "tratamento com homeopatia". Eles são feitos em base alcoólica (conhaque), levam em conta sintomas emocionais (mentais), buscam o equilíbrio do paciente e foram criados por um homeopata (essa eu acho que vocês não sabiam, não é mesmo?).

Há várias linhas de florais, mas vamos dar uma noção (bem) leve, apenas, dos florais de Bach. Parecem homeopatia, mas não são.

Quem foi o Dr. Edward Bach?
Nascido a 24 de setembro de 1886 em Moseley, Inglaterra o Dr. Edward Bach era um reconhecido médico homeopata e patologista em saúde pública. Ele foi o criador do método dos "Florais de Bach", nos anos 30 do século passado, em Mont Vernon na Inglaterra. Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã. Os Florais de Bach ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas e não interferem em doenças clínicas.

O que são os Florais de Bach?
O sistema Bach é formado por 38 essências e mais um composto emergencial que é o Rescue Remedy. Para o Dr. Bach, a atitude mental tem um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação das doenças. Por isso os Florais tratam o doente e não a doença, trabalhando com as emoções negativas e não as suprimindo ou escondendo. Estimula-se o potencial de autocura para a obtenção da virtude contrária, através das propriedades curativas das flores. Florais não são uma especialidade médica.

Quais são os critérios para se utilizar os florais de Bach?
Essas 38 essências foram divididas em 7 grupos distintos de emoções, conforme foram observadas as personalidades e a forma como cada uma reagia frente a uma doença.

Quais são esses grupos de emoções?
Os grupos são: medo, incerteza e insegurança, falta de interesse no presente, solidão, hipersensibilidade a influências e idéias, desespero ou desânimo e excesso de preocupação com o bem-estar dos demais.

Lista de medicamentos por grupo de emoção

Medo: Aspen, Cherry Plum, Mimulus, Red Chestnut e Rock Rose.

Indecisão: Cerato, Gentian, Gorse, Hornbeam, Scleranthus, Wild Oat.

Falta de interesse nas circunstâncias atuais: Chestnut Bud, Clematis, Honeysuckle, Mustard, Olive, White Chestnut, Wild Rose.

Solidão: Heather, Impatiens e Water Violet.

Hipersensibilidade a influência e idéias alheias: Agrimony, Centaury, Holly e Walnut.

Desânimo ou desespero: Crab Apple, Elm, Larch, Oak, Pine, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut e Willow.

Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain e Vine.

E o Rescue? A que grupo pertence?
O Rescue é um composto floral desenvolvido para ajudar as pessoas nas situações de emergência e para os primeiros socorros. É utilizado quando a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando situações de grande tensão física, psíquica ou emocional. É composto de Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Clematis e Star of Bethlehem.

Links sobre Florais de Bach
Site do Instituto Dr. Edward Bach
Site do Dr. Edward Bach Center - Mount Vernon, England

No mês que vem, vamos conhecer (e esclarecer) mais uma pequena confusão relacionada ao que parece homeopatia... mas não é.

Até lá.


Este artigo foi publicado no site Plena Mulher (30/06/2010).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545