Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

O objetivo da consulta pré-natal

15/11/2009

Neste segunda parte do artigo, o médico pediatra e homeopata Moises Chencinski aborda sobre o que o pediatra busca em uma consulta pré-natal. Segundo ele, qualquer informação trocada nessa fase pode trazer resultados positivos e interessantes, tanto para a gestação e parto como para a vida futura dessa família e, em especial, do bebê (que é o foco do Pediatra). Veja o que ele diz:


"O médico atento procura conhecer todos os fatores envolvidos nesse processo, desde os sentimentos dos pais em relação à gestação, se ela foi programada, os anseios, as preocupações e necessidades dessa família em relação à criança; até sobre as dúvidas e preocupações em relação ao tipo de parto (normal, de preferência), a escolha de hospitais, alojamento conjunto contribuindo para um maior vínculo entre mãe-filho.

O relacionamento do casal, medos e preocupações, experiências anteriores, estrutura econômica da família, expectativas em relação ao estilo de vida futuro são outros dados que interessam ao pediatra bem como o emprego (do casal) e a época do retorno ao trabalho, moradia (onde vai dormir essa criança) e até o efeito da chegada da criança na família e o relacionamento entre os irmãos.

Dados clínicos são fundamentais para a avaliação e prevenção de alguns possíveis distúrbios da saúde como a idade dos pais, histórico patológico das famílias envolvidas, exames laboratoriais realizados em gestações anteriores e na atual, vacinações realizadas e pendentes.

A existência de alergias, infecções, os hábitos e eventuais hábitos, tais como fumo, álcool ou uso de drogas e medicamentos. O tipo sangüíneo (A, B, O, ou AB) e o fator Rh (positivo ou negativo) também são de muito interesse."


Essa matéria foi publicada no site Ciência e Vida - A Tarde On Line (06/05/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545