Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Tratamento online ainda não é realidade

18/11/2009

Já sabemos que a Internet está cheia de médicos de plantão para falar sobre todo tipo de doenças e tratamentos. É necessário fazer uma pré-filtragem do conteúdo, mas ainda não inventaram uma forma de substituir o médico.

E quando o médico fica irritado com o paciente que chega ao consultório perguntando sobre informações que encontrou online? "É lógico que o paciente vai ler na Internet, vai tentar se informar. Cabe ao médico orientar, explicar o que sabe e buscar informações para completar o que não sabe", argumenta o Dr. Moisés Chencinski, pediatra.

"Se você estiver tratando da sua saúde ou da saúde do seu filho, o mínimo que você tem que ter é empatia com o seu médico -empatia e liberdade para perguntar as coisas, além de confiança para acreditar na resposta. Se está em dúvida, procure outro médico, vá ouvir outra opinião", setencia.

A empresa americana 23andMe, que oferece análises individuais de DNA, está fazendo uma pesquisa para ver se é possível fazer diagnósticos de pacientes à distância, usando a Internet. Isso poderia facilitar a vida de quem vive em regiões isoladas ou de quem precisa de um especialista que não está disponível em seu país. Mas é bom ninguém ir se animando, pois até hoje não existe nenhuma indicação de que seja possível. Por enquanto, o consenso é de que esse tipo de prática pode trazer mais riscos do que ajudar.

"Se fosse possível automatizar o processo de diagnóstico, mesmo antes da Internet, nós poderíamos ter colocado todos os compêndios de medicina num programa e o computador daria as hipóteses de diagnostico e as condutas", ironiza Clóvis Francisco Constantino.

"Mas como cada paciente reage de forma individual a agressões físicas semelhantes, então é necessário que haja o medico interpretando aquele indivíduo. Mesmo que seja uma doença semelhante a um paciente que ele atendeu uma hora atrás, a abordagem diagnóstica e terapêutica tem que ser individualizada".


Essa matéria foi publicada no site UOL - Tecnologia (22/10/2008), no site Bol Notícias (22/10/2008), no Portal Terra Online - Piauí (23/10/2008), no site Intercraft Solutions (29/10/2008).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545