Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Cuidados com hidratação no verão

30/12/2009

* Dr. Moisés Chencinski

A hidratação é fundamental no verão. A pele, pela sua extensão e suas características específicas, pode sofrer agressões que nem sempre são benignas. A radiação ultravioleta (UV) que faz parte da luz solar é importante para a manutenção da vida na Terra. Mas, os raios UV podem causar alterações na pele desde manchas, pintas e sardas, passando por queimaduras, fotoalergias, foto-envelhecimento e até o grave câncer de pele (melanoma), mesmo com pouco tempo de exposição solar.

A ação do UVA é mais sentida entre 10h e 16 h e seus raios penetram na pele profundamente, sendo responsáveis por ações precoces (alergias) ou mais tardias (envelhecimento da pele e predisposição ao câncer de pele e até de catarata). Já o UVB tem radiações que aparecem em maior intensidade durante o mesmo período. Sua ação é mais superficial, levando à queimadura que, se repetida com muita freqüência, pode favorecer o aparecimento do câncer de pele. Essa radiação atravessa as nuvens, podendo provocar essas queimaduras em forma de mormaço, mesmo em dias nublados.

O ideal é tomar cerca de 2 litros de líquidos ao dia para manter o corpo funcionando direitinho e repor o que é perdido. Mas, há situações em que essa necessidade aumenta. E o verão é uma delas. No verão nós perdemos mais água pela exposição maior ao sol e ao calor, pelo aumento de nossa atividade física (caminhadas na praia, academias para atingir aquele "abdome tanquinho", corridas). Nesse caso, dizer que 3 litros diários seria uma boa medida e não é um exagero.

E não esqueça de usar filtro solar, chapéu e beber muita água. Com proteção e informação, você aproveita melhor o verão!


Esse artigo foi publicado no site SEGS Portal Nacional de Seguros (21/12/2008), no site Jornal 100% bairro (18/01/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545