04/12/2009
Uma doença benigna, mas que pode ter raras complicações em crianças e adultos saudáveis ou causar quadros gravíssimos em pessoas com problemas de imunidade.
Febre alta, falta de apetite, mal-estar, cansaço, coceira, bolhas e pintinhas vermelhas pelo corpo. Esses são os sintomas comuns de quem está com catapora, ou, se você preferir, varicela, doença própria da infância, mas que pode acometer adultos não vacinados.
Então, fique atenta. Coçou, machucou, infeccionou e manchou? É catapora. Mantenha as unhas do seu filho bem aparadas e fique de olho para que ele não coce direto sobre a bolha, para não se contaminar ainda mais. E quando aparecerem as casquinhas, não deixe que ele as arranque e também evite deixá-lo exposto ao sol.
Muito cuidado
A varicela, na maioria dos casos, é uma doença benigna, mas pode ter raras complicações em crianças e adultos saudáveis ou causar quadros gravíssimos em pessoas com problemas de imunidade.
Por isso, a partir de 1 ano de idade, vacine seu filho, em uma única dose, inclusive até 72 horas após o contato com algum "cataporento". E caso ele já tenha contraído a doença, procure um médico e não o medique com ácido acetil salicílico (AAS e aspirina, por exemplo), em hipótese alguma. Esse tipo de medicamento poderá levá-lo a um quadro grave de Síndrome de Reye, gerando problemas neurológicos e no fígado.
A homeopatia pode ser uma boa alternativa, pois é uma especialidade médica que visa tratar o indivíduo de uma forma global, holística e trazê-lo de volta ao seu equilíbrio. Nesse caso, o médico irá individualizar o caso de catapora da criança em especial e tratá-la de forma específica.
Fonte: Dr. Moisés Chencinski, médico pediatra e homeopata, autor do livro "Homeopatia –mais simples do que parece".
Este artigo foi publicado no site da Site itodas (Mãe / Crianças - Saúde) (19/12/2007), no site Jornal Livre (16/06/2008) e no site Crisete.bebeblog (12/10/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545